Trabalhadoras domésticas são resgatadas em situação análoga à escravidão no interior da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Duas trabalhadoras domésticas foram resgatadas em situações análogas à escravidão nos municípios de Vitória da Conquista e Poções, na Bahia, durante a operação “Inspeção Trabalho”. A notícia foi divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira.

Em Vitória da Conquista, uma mulher de 46 anos foi encontrada em condições deploráveis. Ela começou a trabalhar para a família empregadora ainda na infância, sem qualquer remuneração. Durante todos esses anos, além das tarefas domésticas, ela também preparava comidas, doces e salgados para uma lanchonete anexa à residência, onde era obrigada a atender o público e cuidar da limpeza.

A operação continua com medidas para restaurar seus direitos trabalhistas e reintegrá-la à sociedade. Uma audiência com os empregadores está agendada para a próxima terça-feira, às 16h, para discutir o pagamento das verbas devidas.

Na cidade de Poções, outra trabalhadora, de 86 anos, também foi resgatada. Ela prestava serviços à família da atual empregadora desde criança, totalizando mais de 70 anos de trabalho ininterrupto. Analfabeta, a idosa não tinha autonomia para sair sozinha e viveu toda a sua vida sem liberdade, afastada do convívio social.

De acordo com um depoente, há cerca de dois anos, o filho biológico da trabalhadora tentou encontrá-la, mas a família que a empregava a escondeu. Curiosamente, a atual empregadora é uma médica do trabalho e proprietária de uma clínica na cidade.

A equipe de inspeção lavrou autos de infração e criou um relatório, que será enviado para os órgãos competentes que tomarão as medidas cabíveis.

Essas histórias nos fazem refletir sobre a realidade de muitas pessoas que, em busca de uma vida melhor, acabam presas em condições de exploração. O que você acha sobre estas situações? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

José Ronaldo descarta candidatura em 2026 e reafirma compromisso de concluir mandato em Feira de Santana

Feira de Santana tem um debate sobre continuidade administrativa após o prefeito José Ronaldo (União) reafirmar que não deixará o cargo para disputar...

Homem é assassinado a tiros em praça pública de Jacobina

Um homem foi morto a tiros no final da manhã desta quinta-feira (22), na Praça 2 de Julho, em Jacobina, no Piemonte da...

Polícia prende homem por aliciamento de menores em ambiente virtual em Catu

Polícia Civil da Bahia prende suspeito de 22 anos em Catu por aliciar menores com perfis falsos em jogos online. A Polícia Civil...