MUITO
Marcelo Brocchini revela bastidores de viagem de 80 mil milhas com o lendário Belov

Veleiro Fraternidade encanta portos e leva a Bahia aos extremos do planeta –
No último domingo, 7 de setembro, por volta das 14h30, a servidora pública Fernanda Brocchini interrompeu a celebração do seu aniversário para atender uma ligação da cidade russa de Anadyr, no litoral do Mar de Bering, perto do Alasca. Do outro lado da linha estava seu marido, o velejador Marcelo Brocchini, a bordo do veleiro-escola Fraternidade, na viagem mais longa de sua vida, que deve terminar em janeiro com a chegada a Salvador.
Marcelo conversou rapidamente com Fernanda e seu filho Matheus, que estavam celebrando com cerca de quarenta amigos. Fernanda, que acompanha a expedição pelo WhatsApp e Instagram, se destaca por registrar a rota do veleiro em um mapa-múndi que seu marido criou antes da partida.
Com mais de 60 mil milhas navais navegadas anteriormente, Marcelo reúne experiências únicas. Sua maior viagem anterior foi em 2010, entre a França e a Irlanda. Agora, ele enfrenta uma aventura que inclui cruzar o Oceano Atlântico rumo ao Ártico e costear o norte da Rússia. O trajeto de volta passará pelo Oceano Pacífico, incluindo paradas em Dutch Harbor, no Alasca, até chegar à Bahia.
80 mil milhas

Marcelo Brocchini | Foto: Divulgação
Ao todo, a jornada soma 80 mil milhas, 20 mil a mais do que Marcelo havia navegado em sua vida. “Tive a honra de ser convidado pelo comandante Belov”, afirmou Marcelo. A estadia em Anadyr, prevista para três dias, teve que ser estendida por causa de um furacão.
Desde pequeno, Marcelo sempre se dedicou ao mar, construindo um barco de madeirite aos 13 anos na Baía de Todos os Santos. Sua trajetória o levou a diversificar seus conhecimentos, incluindo marcenaria durante sua estadia nos Estados Unidos, onde aprendeu a fazer as coisas de forma prática.
A proposta de Belov surgiu durante um convite casual para um café. “Ele precisava de alguém forte e sempre disponível. A travessia da Passagem Nordeste é complicada e eu era a pessoa certa para ajudá-lo”, revelou Marcelo.
Elogios
Marcelo elogia Belov, um experiente navegante que compartilha suas aventuras em um museu em Santo Antônio Além do Carmo. “Ele sempre motiva todos ao redor, com sua vasta experiência”, comentou.
Deixou sua empresa, a Bahia Boats, especializada em manutenção e logística de embarcações, para viver esse sonho. “Foi difícil parar, mas com o apoio da família, decidi aproveitar essa experiência única com um comandante que tem muito a ensinar”, disse Marcelo.
Apesar dos desafios de conviver em um barco com novas pessoas, ele tem feito amigos em cada puerto. Marcelo destaca a recepção calorosa que receberam na Rússia, ressaltando que as pessoas estão focadas em suas rotinas, sem falar sobre a guerra em seu país. O atual conflito entre Rússia e Ucrânia não parece impactar suas aventuras no mar.
Reflexões
Durante a viagem, Marcelo reflete sobre a importância do momento presente. “A força do mar nos faz sentir pequenos, mas também nos lembra do quanto podemos crescer”, mencionou.
Enquanto isso, sua família em Salvador acompanha cada passo pela internet. Matheus, seu filho, que sempre sonhou em velejar, vibra com as aventuras do pai e já planeja as próximas viagens juntos. Fernanda observa tudo com carinho e um certo receio, mas confiante na segurança da navegação.
A experiência dessa família, unida pelo amor ao mar e à aventura, mostra que, mesmo a longas distâncias, estão sempre juntos. E você, já pensou em uma viagem como essa? Que tal compartilhar suas reflexões e experiências com a gente?
Facebook Comments