Neste domingo, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um artigo no The New York Times dirigido ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No texto, Lula deixou claro que o Brasil está aberto a negociações, mas reafirmou que “soberania e democracia não estão em pauta”.
“Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta. Em seu primeiro discurso à Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 2017, o senhor afirmou que ‘nações fortes e soberanas permitem que países diversos, com valores, culturas e sonhos diferentes, não apenas coexistam, mas trabalhem lado a lado com base no respeito mútuo’”, escreveu Lula.
O presidente brasileiro também reconheceu que a reindustrialização e a recuperação de empregos nos EUA são objetivos legítimos. No entanto, ele criticou ações unilaterais de Trump, como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a qual considerou “ilógica”. “O aumento tarifário imposto ao Brasil não é apenas equivocado, mas ilógico”, disse.
Lula também abordou o julgamento de uma tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal, que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus. Em resposta a textos do governo americano sobre o caso, o presidente negou qualquer “caça às bruxas”.
“Não se tratou de uma ‘caça às bruxas’. O julgamento foi feito conforme a Constituição Brasileira de 1988, após duas décadas de luta contra uma ditadura militar. A decisão veio depois de meses de investigações que revelaram planos para assassinar a mim, ao vice-presidente e a um ministro do Supremo. Também foi descoberto um projeto de decreto que poderia anular os resultados das eleições de 2022”, afirmou.
E você, o que acha dessas declarações de Lula? Deixe sua opinião e contribua para essa discussão importante.
Facebook Comments