Papa Leão XIV critica altos salários de CEOs e menciona Elon Musk

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O papa Leão XIV fez uma forte crítica à disparidade salarial entre executivos de grandes empresas e os trabalhadores durante sua primeira entrevista oficial como pontífice, divulgada no último domingo. O Santo Padre destacou a fortuna de Elon Musk, dono da Tesla e um dos homens mais ricos do mundo, como um exemplo desta desigualdade.

Na entrevista, Leão XIV expressou preocupação ao saber que Musk pode se tornar o primeiro trilionário do mundo, somando sua riqueza que inclui veículos elétricos e foguetes espaciais. Ao comentar sobre isso, o papa questionou o que tal fortuna significa para a sociedade. “Se essa é a única coisa de valor hoje, então estamos em apuros”, afirmou, durante a conversa com a jornalista Elise Ann Allen.

“Ontem, li a notícia de que Elon Musk está prestes a se tornar o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa de valor hoje, então estamos em apuros”, disse o papa.

As mensagens da entrevista foram repassadas por veículos como Crux e El Comercio. Um livro biográfico do papa, denominado “Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI”, será lançado em 18 de setembro.

papa leao xiv 6

Na mesma conversa, o papa também abordou a questão dos altos salários dos CEOs. Ele mencionou que, na década de 1960, a faixa salarial dos presidentes das empresas era de quatro a seis vezes superior à dos funcionários, enquanto hoje a diferença chega a ser de 6.600 vezes maior. “Se perdemos o sentido dos valores da vida humana e da família, o que resta de importante?”, questionou.

Guerra da Ucrânia

O papa Leão XIV foi questionado sobre a posição do Vaticano no conflito entre Rússia e Ucrânia. Ele reafirmou a neutralidade da Igreja no conflito, afirmando que “tem feito grandes esforços para manter uma posição verdadeiramente neutra.”

“A Santa Sé, desde o início da guerra, tem feito grandes esforços para manter uma posição verdadeiramente neutra”, enfatizou.

Copa do Mundo

Em relação à próxima Copa do Mundo de 2026, que será realizada em parte nos Estados Unidos, o papa disse que torcerá entre as seleções do Peru e da Itália. Nascido em Chicago, ele possui cidadania peruana desde 2015, em reconhecimento ao seu trabalho no país.

“Provavelmente o Peru, só por laços emocionais. Também sou um grande torcedor italiano”, afirmou Leão XIV, ressaltando seu apoio ao time White Sox, mas garantindo que é torcedor de todos os times.

A Copa do Mundo de 2026 terá um novo formato, com jogos acontecendo nos estádios do México, Estados Unidos e Canadá.

E você, o que acha das declarações do papa sobre a desigualdade salarial? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça as ruas mais “descoladas” do mundo; uma delas é brasileira

Cultura, gastronomia e cidade. É com parâmetros como esses que a Time Out elege anualmente “as ruas mais descoladas” do mundo — em...

Romeu Zema nega fragmentação da direita e faz projeção de 2° turno: “Mais candidatos significa mais votos”

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), negou que a direita esteja “fragmentada” para a disputa...

Irmão de Toffoli deu poderes para advogado da J&F o representar em reuniões do Tayayá

O engenheiro eletricista José Eugênio Dias Toffoli, irmão do ministro do STF, assinou uma procuração em fevereiro de 2025 autorizando o advogado Paulo...