Romênia condena incursão russa em seu espaço aéreo e classifica ação como ‘novo desafio’ à segurança

Publicado:

A Romênia, membro da Otan, tomou uma posição firme ao condenar a intrusão de um drone russo em seu espaço aéreo durante um ataque na Ucrânia. O incidente, ocorrido no último sábado, representa um “novo desafio” para a segurança na região do Mar Negro. Este evento se seguiu à denúncia da Polônia sobre a entrada de 19 aeronaves russas em seu território, que foram abatidas com a ajuda da Otan.

O Ministério da Defesa da Romênia afirmou em comunicado que condena veementemente as ações irresponsáveis da Rússia, ressaltando que elas indicam desrespeito ao direito internacional. A ministra das Relações Exteriores, Oana-Silvia ?oiu, convocou o embaixador russo em Bucareste para manifestar oficialmente o protesto da Romênia.

Tanto a Romênia quanto a Polônia, que são parte da União Europeia, estão em estado de alerta. Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, descreveu a incursão como “inaceitável”, reafirmando que violações do espaço aéreo de Estados-membros da UE são inaceitáveis e que essa escalada contínua ameaçam a segurança regional.

Desde o início do conflito, fragmentos de drones já caíram na Romênia. No entanto, o drone que sobrevoou na noite de sábado não atingiu áreas povoadas e não representou uma ameaça imediata à população. De acordo com o comunicado do ministério, o drone voou por cerca de 50 minutos e saiu do espaço aéreo romeno na direção da Ucrânia.

As aeronaves romenas contaram com o apoio de dois Eurofighter Typhoon da Alemanha para monitorar a situação. A ministra ?oiu planeja levar a questão das ações da Rússia à Assembleia Geral da ONU, solicitando respeito às avaliações internacionais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou, propondo novas avaliações à Rússia, contingenciando-as ao cessar da compra de petróleo russo pelos países da Otan.

O momento é delicado e ressalta a tensão crescente entre a Rússia e países europeus. Quais são suas opiniões sobre essa situação? Comente abaixo e compartilhe suas ideias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel inicia transferência de 250 presos palestinos para trocá-los pelos reféns do Hamas

Israel deu início à transferência de 250 prisioneiros palestinos como parte de um acordo de cessar-fogo em Gaza. Os presos estão sendo levados...

O desarmamento está ‘fora de discussão’, diz líder do Hamas

O desarmamento do Hamas, conforme proposto no plano de paz para Gaza pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foi considerado "fora de discussão"...

Guatemala recebe primeiro voo dos EUA com deportados de outro país

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, a Guatemala recebeu seu primeiro grupo de deportados provenientes dos Estados Unidos, conforme informado pelas autoridades...