TCU multa em R$ 1,7 milhão secretária estadual por irregularidades em verbas da merenda escolar em Barreiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, atual secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), foi condenada a ressarcir R$ 1,7 milhão por irregularidades no uso de verbas da merenda escolar. A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) resultou de um processo referente à sua gestão entre 2009 e 2012.

O TCU concluiu que Jusmari não conseguiu comprovar como os recursos recebidos da União, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), foram utilizados. O processo foi iniciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e está em andamento na 8ª Vara Federal de Execução Fiscal da Seção Judiciária da Bahia.

A investigação revelou que os fundos eram destinados à compra de alimentos para os alunos da rede municipal de ensino. A falta de comprovantes de gastos apropriados foi a razão principal para a condenação e o pedido de ressarcimento.

Durante o processo no TCU, a ex-prefeita não apresentou defesa, permitindo que o caso seguisse sem contestação. Com isso, a Fazenda Pública pode tomar medidas como penhoras de bens e bloqueio de contas para garantir o pagamento da dívida.

O desfecho desse caso levanta questões importantes sobre a transparência e a administração pública. O que você acha sobre a responsabilidade dos gestores em relação ao uso de recursos públicos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRF-6 restabelece parte dos benefícios de Bolsonaro e cita risco à dignidade do ex-presidente

TRF-6 suspendeu, em caráter provisório, os efeitos de uma liminar que bloqueava benefícios e direitos vitalícios concedidos a Jair Bolsonaro pelo exercício da...

Homem com Alzheimer é preso por matar esposa com marretadas na cabeça

Uma mulher de 64 anos foi morta após ser atingida na cabeça com golpes de marreta pelo marido, de 79 anos, no Parque...

Defesa de ex-presidente do BRB nega contradições em depoimentos sobre caso Banco Master no STF

O advogado Clwebver Lopes afirmou ao STF que não houve contradições relevantes entre os depoimentos de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de...