Vice-secretário dos EUA diz ter proibido visto para brasileiro por elogiar assassino de Charlie Kirk nas redes sociais

Publicado:

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou que solicitou a revogação do visto de um brasileiro que fez comentários elogiosos nas redes sociais sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

“Conversei pessoalmente com o chefe do departamento consular para revogar seu visto americano, caso ele tenha, e emitir um alerta para impedir que ele consiga um no futuro”, declarou Landau.

WhatsApp%20Image%202025 09 14%20at%2013.58.33.
Foto: Reprodução

O perfil e a postagem mencionados por Landau não estão mais disponíveis. O vice-secretário afirmou: “Estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são bem-vindos em nosso país”. Informações da revista Veja indicam que o autor do comentário seria o médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, que escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

Na última sexta-feira, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco publicou um comunicado informando que recebeu uma denúncia e abriu uma apuração sobre o caso, em resposta à repercussão nas redes sociais. A iniciativa do vice-secretário reflete o esforço dos Estados Unidos em monitorar a ação de estrangeiros nas redes sociais como forma de controlar a emissão de vistos.

Charlie Kirk, influenciador republicano e aliado do presidente Donald Trump, foi assassinado na quarta-feira, dia 10, após ser atingido por um disparo no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley. A investigação contou com o suporte do FBI e policiais locais, mas foram amigos e familiares do suspeito, Tyler Robinson, de 22 anos, que o denunciaram.

O que você pensa sobre essa decisão do governo dos EUA? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no caso da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria nesta sexta-feira para aceitar a denúncia...

Funcionário público federal que matou boliviana com tiro na cabeça em Lauro de Freitas é condenado 25 anos após o crime

Edvan da Silva Menezes Júnior foi preso nesta terça-feira (11) na 23ª Delegacia Territorial. A detenção ocorreu após uma decisão judicial que determinou...

Justiça bloqueia quase R$ 2 milhões em veículos de empresário alvo da Operação Coffee Break

A Operação Coffee Break, realizada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, resultou no bloqueio de veículos do empresário...