O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, está envolvido em uma controvérsia após fazer comentários sarcásticos sobre a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk. Durante um vídeo em seu canal de YouTube, Buenas Ideias, ele se referiu a Kirk como “canalha” e “repugnante”.

Como resultado, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) decidiu cancelar um evento programado onde Bueno apresentaria o espetáculo “Brasil: Pecado Capital” em Porto Alegre. A universidade emitiu uma nota em suas redes sociais afirmando que, embora defenda a liberdade de expressão, repudia qualquer manifestação contrária à vida e à dignidade humana.

O evento estava agendado para domingo, 14 de setembro. Entretanto, na sexta-feira, 12, a universidade anunciou a rescisão do contrato com Bueno, expressando seu descontentamento com suas declarações.

Além do cancelamento na PUC-RS, a apresentação na Livraria da Travessa também foi cancelada, assim como sua participação no podcast “Nós na História”. Após a repercussão negativa, Eduardo Bueno se desculpou, alegando que suas palavras foram excessivas e que ele se tornou alvo de uma campanha impulsionada por grupos da direita.

O deputado Nikolas Ferreira, associado a Jair Bolsonaro, compartilhou o vídeo de Bueno, o que provocou uma resposta do vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau. Ele afirmou que estrangeiros que glorificam a violência não são bem-vindos nos Estados Unidos. Ferreira está liderando uma campanha para que empresas privadas demitam funcionários considerados extremistas.

Desde a morte de Kirk, uma campanha online tem se intensificado para identificar pessoas que celebraram sua morte. Isso resultou na demissão de pelo menos 13 indivíduos nos EUA. A ativista Laura Loomer, conhecida por seu apoio a Trump, solicitou que a Casa Branca tomasse medidas contra imigrantes que criticaram Kirk. Um site chamado “Expose Charlie’s Murderers” foi criado para listar indivíduos que supostamente apoiaram a violência política, visando consequências profissionais para aqueles que minimizaram a morte de Kirk.

O que você acha desse episódio? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão!