Itamaraty aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação brasileira ir à ONU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo brasileiro está na expectativa pela liberação dos vistos necessários para parte da delegação que irá a Nova York, nos Estados Unidos, participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A assembleia acontecerá entre os dias 22 e 26 de setembro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura no dia 23.

Segundo o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, ministro Marcelo Marotta Viegas, o governo americano indicou que os vistos estão em processo de liberação. Contudo, ele não pôde especular sobre o resultado desse processo. O visto do presidente Lula já está garantido, mas outros membros da delegação ainda aguardam autorização para ingressar no território americano.

Recentemente, os EUA revogaram os vistos da Autoridade Palestina (AP) e de seu presidente, Mahmoud Abbas. A AP tem controle sobre parte da Cisjordânia, enquanto o Hamas domina a Faixa de Gaza. O governo de Donald Trump alegou associações da AP com o “terrorismo” no contexto do conflito com Israel.

Na última semana, um comitê da ONU discutiu a suspensão dos vistos palestinos. Mesmo como Estado observador da ONU, a Autoridade Palestina ainda busca acesso a vistos de outros países. O Brasil expressou preocupações contra qualquer medida que comprometa os acordos de sede da ONU. Marcelo enfatizou que, apesar de não ser membro do comitê, o Brasil levantou preocupações sobre o cumprimento das obrigações do Estado-sede.

Por fim, há expectativas de que países europeus, como França e Reino Unido, reconheçam oficialmente a Palestina como um Estado durante a Assembleia Geral da ONU. Os EUA e Israel se opõem a esse reconhecimento.

O que você acha sobre a situação dos vistos e a Assembleia da ONU? Seus comentários são bem-vindos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de tiroteio em festival judaico na Austrália comparece pela primeira vez ao tribunal

Um homem de 24 anos, Naveed Akram, acusado de matar 15 pessoas em um tiroteio durante um festival judaico na praia de Bondi,...

Rubio reforça apoio a Orbán e assina acordo nuclear em Budapeste

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, manifestou apoio à candidatura de Viktor Orbán à reeleição para um quinto mandato, durante visita...

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

O czar da fronteira dos Estados Unidos, Tom Homan, afirmou em entrevista à CBS que cerca de 1.000 agentes de imigração deixaram a...