DF e GO iniciam criação de consórcio para gerir transporte do Entorno

Publicado:

O Distrito Federal e Goiás iniciaram a criação de um consórcio para gerenciar o transporte na região do Entorno. O governador do DF, Ibaneis Rocha, informou que as diretrizes do consórcio foram enviadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), juntamente com um pedido para adiar o aumento da passagem de ônibus.

O reajuste de 2,91% estava previsto para esta segunda-feira, dia 22 de setembro. Ibaneis afirmou: “Concluímos o documento, que agora terá que ser analisado pela ANTT. Junto com o termo, vamos apresentar o pedido de prorrogação do reajuste por mais 30 dias.”

“Concluímos o documento, que agora terá que ser analisado pela ANTT. Junto com o termo, vamos apresentar o pedido de prorrogação do reajuste, por mais 30 dias.”

O secretário do Entorno, Cristian Viana, destacou que o protocolo de intenções enviado à ANTT marca o início do processo, que ainda precisa da aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal e da Assembleia Legislativa de Goiás.

O consórcio prevê a gestão compartilhada dos contratos das empresas de ônibus que operam no Entorno. Com essa estrutura, será possível definir tarifas subsidiadas pelos governos, reduzindo o custo da passagem para os usuários. A expectativa é que DF e Goiás contribuam com R$ 100 milhões anualmente.

“Estabelecendo um consórcio público, que tem quase a natureza de uma autarquia, a ANTT poderá delegar os contratos para o consórcio. A partir daí, os dois governos farão a gestão.”

Apesar de a União informar que não participará financeiramente do consórcio, ela dará anuência para a criação da entidade.

O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartinhas Pokémon: TikTok fez hobby dos anos 1990 virar febre global

O universo Pokémon nunca deixou de encantar gerações, e isso fica claro com o Pokémon TCG, a popular linha de cartas colecionáveis. Desde...

CPMI do INSS ouve ex-presidente do instituto nesta segunda (13/10)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouvirá, nesta segunda-feira, 13 de outubro,...

Violência sexual: DF registra dois casos de estupro a cada 24h em 2025

Na primeira semana de outubro, o Distrito Federal foi abalado por dois casos de violência sexual que acenderam o alerta para a gravidade...