Sindicalistas de olho no futuro: Polícia Civil discute nova lei e valorização salarial

Publicado:

000nji

Teixeira de Freitas recebeu, na manhã desta terça-feira (16), um seminário promovido pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc). O evento, realizado na sede da 8ª Coorpin, teve como foco a valorização salarial e a implementação da Lei Orgânica Nacional no estado.

Um dos principais tópicos discutidos foi a unificação dos cargos de investigador e escrivão em um novo cargo de Oficial Investigador de Polícia. Essa medida visa modernizar e valorizar a carreira dos policiais civis.

O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, destacou que a Lei Orgânica Nacional, aprovada em 2023, representa um avanço significativo. Segundo ele, é fundamental que a Bahia se adeque a essa nova legislação: “Ela une atribuições que eram separadas, modernizando e fortalecendo a inteligência e o relatório de investigação criminal, que agora será um laudo investigativo,” afirmou Lopes.

O presidente também mencionou que os policiais estão em negociações com o governo do estado para que a Bahia figure entre os 10 estados brasileiros com os melhores salários para a categoria. Atualmente, a Bahia ocupa a 26ª posição na valorização de investigadores e escrivães, e a 24ª na de delegados.

O seminário abordou ainda a importância de focar na inteligência policial como estratégia para combater o crime organizado. Segundo Eustácio Lopes, essa abordagem, que consiste em desarticular facções criminosas e descapitalizá-las, já mostrou resultados positivos em outras partes do mundo.

O que você achou das propostas discutidas no seminário? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre essa importante questão para a segurança da nossa região!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto com cerca de 70 tiros na frente da esposa

Um homem de 30 anos foi brutalmente assassinado com aproximadamente 70 disparos na cidade de Iguaí, localizada no sudoeste da Bahia. O crime,...

PMBA retira mais uma arma de fogo de circulação em Eunápolis

Na noite deste domingo (05/10), a equipe do 28º BPM recebeu denúncias sobre som abusivo no bairro Renovação, em Eunápolis. Ao...