No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

imagem colorida mostra plenário do senado federal - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário do senado federal – Metrópoles – Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Na noite desta quarta-feira, o Senado aprovou a Medida Provisória 1.300/2025, que amplia a tarifa social na conta de luz. O projeto, que já havia sido aprovado com urgência na Câmara, precisava de aprovação até o final do dia de hoje para não perder a validade.

O texto-base foi aprovado com 49 votos a favor e 3 contra. Na sequência, destacam-se as tentativas de alteração propostas pelo Partido Liberal, que foram todas rejeitadas.

Familiares cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda mensal é de até meio salário mínimo por pessoa e que consumam até 80 kWh por mês, terão sua conta de luz isenta. Essa é uma das principais estratégias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar sua popularidade.

Texto desidratado para facilitar tramitação

O texto original passou por cortes para agilizar a tramitação. Inicialmente, a MP também sugeria reformas no setor elétrico, incluindo um mercado aberto de energia. Algumas propostas sem consenso foram retiradas na Comissão de análise no início do mês, e mudanças também ocorreram na Câmara, como a criação de novas faixas de tarifas.

Além disso, o projeto oferece isenção parcial para famílias com renda mensal de meio a um salário mínimo por pessoa, que consomem até 120 kWh por mês. Segundo informações do governo, cerca de 100 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas.

O que você acha das novas medidas aprovadas? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ressaca em Copacabana avança sobre banhistas; adolescente segue desaparecido

A ressaca no litoral de Copacabana mobilizou o Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (31). Equipes buscam no mar um adolescente de 14 anos,...

Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo

A Polícia Civil de Manaus prendeu nesta terça-feira a blogueira Bárbara Santos após investigações que apontam envolvimento com a divulgação de apologia ao...

Explosão em festa de ano-novo deixa dezenas de mortos e feridos em estação de esqui na Suíça

Uma explosão seguida de incêndio durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui Crans-Montana, na Suíça, deixou cerca de 40 mortos...