Bienal do Livro Bahia anuncia tema e time de curadoria para edição de 2026; confira primeiros nomes confirmados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em 2026, o Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, será palco da Bienal do Livro Bahia, um dos maiores eventos literários do estado. Marcada para os dias 15 a 21 de abril, a edição deste ano promete muitas novidades.

A Bienal reiniciou suas atividades em 2022, sendo considerada a “primeira edição” e atraindo mais de 90 mil visitantes. No ano seguinte, esse número cresceu para mais de 100 mil, com 80 mil livros vendidos.

Para 2026, as expectativas são ainda mais otimistas, com a previsão de superar 120 mil visitantes devido à ampliação do evento.

No lançamento, realizado no Restaurante Bocado, foi anunciado o tema: “Bahia, identidade que ecoa nos quatro cantos do mundo”.

O evento terá o apoio da Bahia Literária, um projeto do Governo do Estado, e contará com três espaços: uma Arena para o público geral, um Café Literário mais íntimo e um Espaço Infantil, decorado de forma lúdica.

A curadoria será composta por Joselia Aguiar (Literário), Aldri Anunciação (Cultura além do livro), Mira Silva (Infantil), Tia Má (Atualidades) e Deco Lipe (Young Adult).

A programação vai focar na “Bahia de vanguarda”, tratando de temas relevantes e atuais sob a perspectiva baiana.

Já estão confirmados nomes como o historiador João José Reis, a jornalista espanhola Pilar Del Rio, esposa de José Saramago, e a escritora Paloma Amado.

Durante o lançamento, houve uma intervenção artística em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, famosa por “Quarto de Despejo”. A atriz Maria Gal trouxe a escritora à vida, seguindo seu papel em um filme com estreia prevista para entre 2026 e 2027.

WhatsApp%20Image%202025 09 18%20at%2020.58.55.

Foto: Laiane Apresentação

A realização da Bienal do Livro Bahia é de responsabilidade da GL Events Exhibitions, que também organiza a Bienal do Livro Rio de Janeiro, outro importante evento literário do país.

Entre os presentes no lançamento estavam autores como Ricardo Ismael, Anderson Shon e Ian Fraser, além de influenciadores literários como Karou Dias, Roberta Gurriti e Adriel Bispo.

Quais expectativas você tem para a Bienal do Livro Bahia 2026? Compartilhe suas opiniões nos comentários! Vamos conversar sobre os autores e temas que você gostaria de ver no evento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivete Sangalo canta “Sinais de Fogo” em homenagem a Preta Gil durante passagem no Expresso 2222: “Sempre foi colo”

Ivete Sangalo prestou homenagem a Preta Gil (1974-2025) durante o bloco Coruja no circuito Dodô (Barra-Ondina), nesta segunda-feira (16). A cantora se emocionou...

Bloco da Pabllo vira mar de leques e agita Ibirapuera com hits e k-pop

Resumo SEO: Bloco da Pabllo Vittar agita o Ibirapuera, em São Paulo, com participação especial do grupo sul-coreano NMIXX, calor intenso e ações...

Retorno do Bloco Frenesi é adiado após início do desfile com Tatau por problemas técnicos

O retorno do bloco Frenesi ao Carnaval de Salvador, programado para o último domingo (15), foi adiado por questões técnicas no trio elétrico...