Bruno Monteiro destaca fortalecimento das feiras literárias e expectativa para a Bienal do Livro 2026

Publicado:

O secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, anunciou que o governo da Bahia tem investido mais no setor literário, ressaltando a importância das feiras realizadas em várias localidades do estado. Sua declaração ocorreu durante o lançamento da Bienal do Livro 2026, na noite de quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Salvador.

Em resposta a uma pergunta do Bahia Notícias sobre a baixa participação de autores locais nos eventos, Monteiro afirmou que a política da Bahia Literária é abrangente. Ela visa desde a formação de novos leitores até o incentivo ao mercado editorial.

“Bahia Literária é uma política que aborda a ação de várias formas, desde a atração e formação de novos públicos leitores até o desenvolvimento da economia do livro. Isso inclui valorizar os autores e editoras baianas, que estão ganhando espaço nas nossas feiras literárias e, certamente, também na Bienal”, explicou.

Ele também lembrou que a última Bienal, em 2024, resultou na venda de 800 mil exemplares, e a expectativa é de que esse número aumente em 2026 com a ampliação do evento. “Com mais investimento, vale-livro e mais dias de realização da Bienal, estamos otimistas. Para nós, a política só faz sentido se for completa, desde a atração de novos públicos, especialmente nas escolas, até incentivar estudantes a escrever, seja romances, fanfics, quadrinhos ou histórias”, afirmou.

Monteiro destacou ainda a necessidade de fortalecer o mercado editorial baiano e desmistificar a ideia de que a população não se interessa por leitura. “O que temos visto em eventos como a Feira Literária de Mucugê, na Flipelô, em Canudos ou em Boipeba, é que há público, interesse e desejo. Precisamos criar mecanismos que tornem isso acessível a todos, e é isso que estamos fazendo”, finalizou.

O cenário para a literatura baiana está se aquecendo e a expectativa para a Bienal do Livro 2026 é de um evento ainda mais vibrante. O que você acha dessa estratégia para fomentar a leitura na Bahia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aves silvestres são resgatadas e dois homens são presos por comércio ilegal na RMS

Uma ação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resultou no resgate de 105 aves silvestres neste domingo, 26, nos municípios...

Mulher é morta a tiros em Santo Estêvão; autor do crime é encontrado morto horas depois

Uma mulher de 36 anos, chamada Thais Araújo de Almeida, natural de Feira de Santana, foi assassinada a tiros na noite de sábado...

PM intensifica fiscalização contra som alto em “paredões” durante operação em Salvador

A Polícia Militar da Bahia deu um passo firme em sua luta contra a poluição sonora em Salvador com a Operação Paredão, que...