A taxa de desemprego no Brasil atingiu 5,6% no trimestre encerrado em julho de 2025, o menor índice desde que essa série histórica começou em 2012. Em comparação com o trimestre anterior, que registrou 5,8%, os números mostram uma tendência de redução significativa. Essa informação foi publicada nesta terça-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No final de julho, o total de pessoas desocupadas no país era de 6,118 milhões, o menor registro desde o último trimestre de 2013. Por outro lado, o número de trabalhadores com carteira assinada bateu um recorde, com 39,1 milhões de pessoas empregadas formalmente.

O IBGE realiza pesquisa que analisa o mercado de trabalho para pessoas a partir de 14 anos, considerando todas as formas de ocupação, tanto formais quanto informais. É importante destacar que são consideradas desocupadas apenas as pessoas que estão efetivamente em busca de uma vaga. Para essa pesquisa, 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal são visitados.

A divulgação original da pesquisa referente ao trimestre de julho estava agendada para 29 de agosto, mas foi atrasada em 18 dias devido a problemas técnicos.

A situação do mercado de trabalho tem levantado discussões entre os moradores sobre como essa tendência pode impactar a economia local. O que você acha sobre esses dados? Compartilhe sua opinião nos comentários!