A Bahia está se mobilizando para conquistar a renomada certificação internacional Bandeira Azul, um reconhecimento mundial para praias e marinas que atingem altos padrões de qualidade ambiental e gestão sustentável. Este prêmio é concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), que atua em 81 países.
Na nova temporada 2024/2025, as praias da Viraçã e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, a praia do Paraíso, em Guarajuba, e a Marina do Yacht Clube da Bahia foram agraciadas com a Bandeira Azul. No entanto, para manter essa certificação, é necessário comprovar anualmente que os padrões continuam sendo seguidos.
Para explorar novas oportunidades de certificação, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) firmou uma parceria com o Instituto Ambientes em Rede (IAR), que representa a FEE no Brasil. Recentemente, a equipe técnica do IAR visitou localidades como Mangue Seco e Baixio, na Costa dos Coqueiros, além de Morro de São Paulo, na Costa do Dendê. O próximo destino será Maraú e Itacaré, na Costa do Cacau.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, destacou a importância dessas visitas. “Estamos avaliando quais praias têm o maior potencial para alcançar a certificação e sugerindo aquelas que podem ser recomendadas para buscar a premiação. O objetivo é organizar as praias brasileiras para atrair turistas que valorizam a qualidade ambiental”, explicou.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, comentou sobre a parceria, afirmando que “é uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com o turismo sustentável, uma tendência global que favorece a Bahia, rica em atrativos naturais ao longo de seu litoral”.
Com essa busca pela Bandeira Azul, a Bahia se posiciona cada vez mais como um destino ecológico que valoriza a sustentabilidade e a qualidade ambiental. E você, o que acha dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments