Terremoto atinge costa da Rússia e gera alerta de tsunami

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


MUNDO

Sismo de magnitude 7,8 foi registrado

AFP

Por AFP

18/09/2025 – 20:53 h

Abalo ocorreu a 128 quilômetros a leste da cidade russa de Petropavlovsk- Kamchatsky

Abalo ocorreu a 128 quilômetros a leste da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky –

Um sismo de **magnitude 7,8** foi registrado na costa de Kamchatka, no extremo leste da Rússia. O evento ocorreu nesta sexta-feira (20, data local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Esse abalo acontece apenas dias após outro forte tremor na mesma região.

O terremoto foi localizado a **128 quilômetros** a leste de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de **10 quilômetros**. O alerta de tsunami foi emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos, que indicou a possibilidade de ondas perigosas nas costas próximas.

Imagens nas redes sociais mostram móveis e lustres balançando dentro das casas, além de um carro oscilando na rua. A delegação local do serviço geofísico da Rússia estimou uma magnitude menor, de **7,4**, e relatou pelo menos **cinco réplicas**.

O governador da região, **Vladimir Solodov**, comentou no Telegram que a resistência dos moradores de Kamchatka está sendo testada novamente. Até o momento, não há relatos de danos, mas ele pediu calma à população e informou sobre o alerta de tsunami.

A península de Kamchatka faz parte do chamado **Círculo de Fogo**, uma área com alta atividade sísmica que rodeia grande parte do oceano Pacífico. Em julho, um megaterremoto de **magnitude 8,8** atingiu a mesma região, causando um tsunami que devastou uma vila costeira.

Esse novo abalo é um lembrete da força da natureza e da importância da preparação em áreas propensas a desastres. Como você enxerga a possibilidade de eventos como esse afetarem a vida na região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sérgio Nahas, condenado pela morte da esposa em 2002, é preso na Bahia

O empresário Sérgio Nahas, 61 anos, foi preso no último sábado em Praia do Forte, bairro de Mata de São João, Bahia. Identificado...

Frio em pleno verão: O que explica a queda de temperatura em SP no meio de janeiro?

Frio em pleno verão surpreende paulistas: o amanhecer foi o mais frio do ano na cidade de São Paulo, com 15,7°C no Mirante...

Primo de crianças desaparecidas em Bacabal (MA) recebe alta após 14 dias internado

Anderson Kauã, de 8 anos, recebeu alta do Hospital Geral nesta terça-feira (20), após ficar internado por 14 dias. Ele é primo de...