Filme baiano revisita o cangaço e subverte papéis de gênero

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


No 58º Festival de Brasília, foi a vez do curta-metragem ‘Couraça’ estrear na mostra competitiva. Dirigido por Susan Kalik e Daniel Arcades, o filme mergulha nas tensões que surgem entre os membros do bando de Lampião, após a emboscada que resultou na morte do líder. Os sobreviventes se veem diante de uma escolha difícil sobre seu futuro.

“Produzir um curta histórico é custoso, e os orçamentos têm ficado cada vez mais limitados. No entanto, acreditamos que valeu a pena. Queríamos mostrar que qualquer narrativa pode ser contada em qualquer tempo. Couraça se passa em 1938, mas tem tudo a ver com 2025”, comenta Kalik.

O curta subverte a abordagem tradicional do cangaço ao reconfigurar os papéis sociais. “O filme busca repensar os papéis de gênero a partir da lógica da masculinidade aplicada ao cangaço. Temos uma personagem feminina forte, que decide seu próprio destino”, acrescenta Kalik.

Além disso, Arcades, que também atua e roteiriza, destaca dois personagens homens LGBTQIAPN+ que enfrentam a complexidade de sua relação amorosa, vivendo um dilema constante entre aceitação e negação.

Ambientado em um sertão árido, o curta aborda não apenas o banditismo, mas também questões sociais mais profundas. Segundo Arcades, a vontade de falar sobre o cangaço e o amor estão interligadas. “Couraça é sobre como escolher ser amado e negociar o direito de amar com o mundo. Essa ideia me acompanha há pelo menos dez anos”, revela.

O filme não adota uma abordagem condescendente com os personagens. Ele retrata a chegada do fim dos dias gloriosos do cangaço. Nesse ocaso, é preciso forjar novos caminhos, muitas vezes rompendo com antigos padrões e sacrificando amores.

O que você acha da abordagem desse curta? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre como o cinema pode explorar temas tão relevantes de forma inovadora.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-goleiro Bruno perde liberdade condicional dois dias após ir ao jogo do Flamengo

Ex-goleiro Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar liberdade condicional no Rio de Janeiro A Justiça do Rio de Janeiro divulgou, na tarde desta...

Abin abre processo contra agente de inteligência com canal no YouTube

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instaurou um processo administrativo disciplinar contra Glauber Mendonça, oficial técnico de inteligência, que mantém o canal YouTube...

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Uma mulher foi presa em flagrante em Curitiba, Paraná, após arremessar uma gata do 12º andar de um prédio no centro da cidade....