INSS muda regras para contestação e devolução de descontos indevidos em benefícios de segurados falecidos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas regras sobre a consulta, contestação e restituição de descontos indevidos em benefícios de segurados falecidos. As mudanças foram publicadas na sexta-feira (19) e constam de uma instrução normativa assinada pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior.

Agora, quando não houver dependentes habilitados à pensão por morte, os herdeiros poderão solicitar presencialmente nas agências da Previdência Social a contestação de valores descontados de forma irregular.

Para iniciar o processo de ressarcimento, será necessária a apresentação de uma autorização judicial, que pode ser feita através de alvará, escritura pública ou na condição de inventariante.

O INSS informa que a devolução dos valores descontados será realizada na conta cadastrada do beneficiário falecido, em nome do pensionista ou do dependente que for autorizado judicialmente. As novas regras entrarão em vigor a partir de 30 de outubro.

O que você acha dessas mudanças? Como elas podem impactar os moradores da sua região? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivete Sangalo canta “Sinais de Fogo” em homenagem a Preta Gil durante passagem no Expresso 2222: “Sempre foi colo”

Ivete Sangalo prestou homenagem a Preta Gil (1974-2025) durante o bloco Coruja no circuito Dodô (Barra-Ondina), nesta segunda-feira (16). A cantora se emocionou...

Bloco da Pabllo vira mar de leques e agita Ibirapuera com hits e k-pop

Resumo SEO: Bloco da Pabllo Vittar agita o Ibirapuera, em São Paulo, com participação especial do grupo sul-coreano NMIXX, calor intenso e ações...

Retorno do Bloco Frenesi é adiado após início do desfile com Tatau por problemas técnicos

O retorno do bloco Frenesi ao Carnaval de Salvador, programado para o último domingo (15), foi adiado por questões técnicas no trio elétrico...