Ipsos-Ipec: 88% defendem remoção de conteúdos que incentivem adultização

Publicado:

Uma pesquisa recente da Ipsos-Ipec revelou uma crescente preocupação entre os brasileiros com a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais. O levantamento, realizado entre 4 e 8 de setembro, ouviu 2.000 pessoas em 132 cidades e mostrou que cerca de 90% da população apoia a remoção de conteúdos que promovem essa prática.

Os dados indicam que a maioria dos entrevistados acredita que os pais e responsáveis que usam a imagem de menores para gerar lucro devem ser responsabilizados. Dos participantes, 49% consideraram que expor crianças com roupas inadequadas é a principal forma de adultização. Além disso, 44% associaram essa questão a comportamentos sexualizados em danças e poses.

Esta discussão ganhou força após um vídeo do influenciador Felca viralizar nas redes sociais, chamando a atenção para essa problemática. Em resposta a essas preocupações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, uma lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital. Conhecida como ECA Digital, a legislação visa regular o uso de crianças em redes sociais, aplicativos e jogos eletrônicos.

Uma das inovações dessa lei é a previsão de que a fiscalização e as punições caberão a uma autoridade nacional autônoma. Essa entidade será responsável por garantir que as empresas de tecnologias digitais cumpram as novas normas.

O que você acha dessa questão? Como a sua cidade tem lidado com a exposição de menores nas redes sociais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRF1 Libera Genérico de Liraglutida e Quebra Patente do Saxenda

SAÚDE Decisão histórica do Tribunal Regional Federal da 1ª Região beneficia o INPI e pode baratear o tratamento para obesidade e diabetes. O Tribunal Regional...

Confira dicas para começar a praticar beach tênis ou futevôlei

Com a chegada do verão, os esportes de praia ganham destaque, especialmente o beach tênis e o futevôlei. Em Salvador, esses esportes estão...

Filme baiano revisita o cangaço e subverte papéis de gênero

No 58º Festival de Brasília, foi a vez do curta-metragem ‘Couraça’ estrear na mostra competitiva. Dirigido por Susan Kalik e Daniel Arcades, o...