POLÍTICA
Ex-deputado federal Jean Wyllys deu entrevista exclusiva para o Grupo A Tarde, nesta quinta-feira, 18

Ex-deputado federal Jean Wyllys –
O ex-deputado federal Jean Wyllys falou sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma entrevista ao Grupo A Tarde. Bolsonaro recebeu uma pena de 27 anos e três meses após julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativas de golpe de Estado.
No último dia 11, o julgamento, que abordou o núcleo da trama golpista que causou as depredações de 8 de janeiro de 2023, terminou com um placar de 4 a 1. A favor da condenação votaram os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin. O único voto contra foi de Luiz Fux.
Wyllys, que também participou do programa Papo Reto na Rádio A TARDE FM, comentou que a condenação de Bolsonaro é algo “pedagógico”. Ele disse estar “feliz por estar vivo” em um momento tão significativo. Para ele, o Brasil decidiu, como coletividade, não mais anistiar facínoras e golpistas. Ele ressaltou a importância de ter eleito Lula em 2022, mesmo em meio a desinformação, e que isso representa um passo para ver os responsáveis pelos atos de 2023 no banco dos réus.
Relembre o julgamento de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses, dos quais 24 anos e 9 meses são de reclusão, além de 250 dias-multa. Cada dia multa corresponde a um salário mínimo.
Sete outros réus também foram condenados, com as mesmas votações de 4 a 1. Os ministros que votaram pela condenação foram:
- Alexandre de Moraes;
- Flávio Dino;
- Carmen Lúcia;
- Cristiano Zanin;
- O único voto divergente foi do ministro Luiz Fux.
Além das penas individuais, todos os réus devem pagar solidariamente R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos. Também foi determinada a perda do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem.
O que você acha sobre essa condenação? Compartilhe sua opinião nos comentários. É um momento significativo para o país, e sua voz é importante!
Facebook Comments