Caças russos invadem a Estônia e são interceptados pela Otan

Publicado:


OFENSIVA

Estônia solicitou consultas ao Artigo 4 da OTAN após violação

Incursão, que durou 12 minutos, foi rapidamente interrompida por caças italianos

Na última sexta-feira, 18 de setembro, o espaço aéreo da Estônia foi violado por três caças militares russos. Segundo informações da OTAN e fontes europeias, a incursão durou apenas 12 minutos antes de ser interrompida por caças italianos, além de aeronaves suecas e finlandesas, que estavam em operação na região.

O primeiro-ministro da Estônia, Krisen Michal, afirmou que os caças russos foram forçados a recuar. Ele declarou a ação como uma audácia sem precedentes. A Ministra das Relações Exteriores, Margus Tsahkna, mencionou que este foi o quarto incidente de violação do espaço aéreo estoniano neste ano e considerou essa situação inaceitável.

Tsahkna destacou a necessidade de enfrentar a crescente agressividade da Rússia com medidas adicionais. Após o incidente, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, elogiou a resposta rápida e decisiva da aliança.

Consultas

Após a violação, a Estônia solicitou consultas ao Artigo 4 da OTAN, uma ação que o primeiro-ministro classificou como completamente inaceitável. A porta-voz da OTAN, Allison Hart, informou que o Conselho do Atlântico Norte se reunirá na próxima semana para discutir o acontecimento. O Artigo 4 permite que qualquer país-membro leve questões ao conselho quando a integridade territorial ou a segurança estiverem ameaçadas.

Rússia nega

Em resposta, a Rússia negou que seus jatos tenham violado o espaço aéreo estoniano, afirmando que a missão foi conduzida em estrita conformidade com as regras internacionais. O Ministério da Defesa russo explicou que os caças sobrevoaram águas neutras do Mar Báltico em direção à Carélia e estavam a mais de três quilômetros da costa estoniana.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre a segurança na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação contra o CV no RJ é sucesso ou tragédia para a segurança pública?

Uma grande operação policial foi realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, resultando em pelo menos 60 mortes,...

Justiça de SP nega pela terceira vez pedido de prisão preventiva de policiais envolvidos na morte de estudante de medicina

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu, pela terceira vez, não acatar o pedido de prisão preventiva dos policiais militares envolvidos...

Operação no Rio de Janeiro contra facções criminosas registra 64 mortes

A operação Contenção, realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, resultou em 64 mortes, incluindo quatro policiais. Dois...