Governo Trump impõe novas restrições ao acesso de Harvard a fundos federais

Publicado:

O governo de Donald Trump anunciou novas restrições ao acesso de Harvard a fundos federais, intensificando suas críticas à renomada universidade. Desde que reassumiu a presidência em janeiro, Trump tem acusado Harvard de ser um espaço favorável às políticas da chamada ideologia “woke”, que se refere ao esforço de promoção da diversidade nas instituições.

Nesta sexta-feira, o Departamento de Educação declarou Harvard sob um status de “monitoramento elevado de caixa” (HCM). Essa decisão foi motivada por crescentes preocupações sobre a saúde financeira da instituição. Com essa mudança, Harvard terá que utilizar seus próprios recursos para cobrir os pacotes de auxílio financeiro estudantil antes que o governo federal reembolse esses valores.

Os estudantes ainda terão acesso ao financiamento federal, mas a universidade precisará arcar inicialmente com os custos. O Departamento destacou a importância de garantir que os fundos públicos sejam utilizados de maneira responsável.

Além disso, o governo exigiu que Harvard assegurasse uma carta de crédito irrevogável no montante de 36 milhões de dólares, que visa cobrir possíveis responsabilidades financeiras. Essa medida se segue a uma recente vitória de Harvard em um tribunal, onde uma juíza revogou a suspensão de 2,6 bilhões de dólares em fundos que estavam congelados desde setembro.

Funcionários do governo também criticaram Harvard por não proteger adequadamente seus estudantes judeus durante protestos em apoio à Palestina. Em resposta, a universidade negou as alegações, afirmando que o governo federal tenta intervir nas suas contratações e currículo.

Embora Harvard não tenha comentado especificamente sobre as novas restrições de financiamento, anunciou uma recuperação parcial dos fundos congelados, com a distribuição de 46 milhões de dólares em recursos de pesquisa recebidos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Essas medidas indicam que o clima entre o governo Trump e Harvard continua tenso. O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombardeio israelense no centro de Gaza mata ao menos seis palestinos

Um bombardeio das Forças de Defesa de Israel (FDI) em frente a um café no centro de Gaza resultou na morte de pelo...

Exército de Israel diz que retoma aplicação do cessar-fogo em Gaza

Neste domingo, o Exército israelense declarou que está retomando a aplicação do cessar-fogo na Faixa de Gaza. Isso ocorre após uma série de...

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia

Rodrigo Paz, senador de centro, foi eleito presidente da Bolívia no segundo turno das eleições presidenciais realizadas no último domingo (19). Com 54%...