O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que as novas regras sobre isenção de entrevistas para vistos de não imigrantes começarão a valer em 1º de outubro de 2025. A mudança foi divulgada na quinta-feira (18), em um comunicado oficial.
Anteriormente, os adolescentes com menos de 14 anos e os idosos acima de 79 anos estavam isentos da entrevista para obter o visto. Agora, esses grupos terão que comparecer a uma conversa pessoal com um agente consular.
As regras que deveriam entrar em vigor em setembro foram adiadas. A alteração afeta cidadãos de países que precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, incluindo os brasileiros. Com a nova política, apenas alguns grupos específicos ainda poderão ser isentos da entrevista.
Serão elegíveis para a isenção os titulares de vistos diplomáticos e oficiais, e aqueles que renovarem um visto expirado há, no máximo, 12 meses. Isso inclui categorias como B-1 (para negócios) e B-2 (para turismo). Contudo, as isenções com base na idade deixarão de existir.
Para ser isento de entrevista, é preciso atender a critérios como nunca ter tido um visto recusado (a menos que essa recusa tenha sido superada) e aplicar no país de nacionalidade ou residência habitual. Mesmo assim, os agentes consulares podem solicitar entrevistas pessoais em casos específicos.
Os interessados devem visitar os sites das embaixadas e consulados para informações detalhadas sobre o procedimento e requisitos para solicitação de visto. O que você acha dessas novas regras? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments