DA RÚSSIA
Cotações do petróleo e do gás caem em meio a previsões de excesso de oferta e anúncio da União Europeia sobre o corte das importações de gás russo
Por AFP
20/09/2025 – 5:15 h

Representante da União Europeia para Assuntos Externos, Kaja Kallas (D), fala ao lado do chanceler do Brasil, Mauro Vieira –
Petróleo em queda: na sexta-feira, dia 19, os preços do petróleo recuaram pelo terceiro dia consecutivo. Essa queda está relacionada às previsões de uma oferta excessiva no mercado. O gás natural, por sua vez, não conseguiu se recuperar, mesmo após a proposta da União Europeia de acelerar o corte nas importações de gás russo.
A Comissão Europeia apresentou um novo pacote de medidas aos países do bloco. Este é o 19º pacote desde o início da operação russa na Ucrânia, em 2022.
Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre as propostas, destaca-se “a eliminação gradual do gás natural liquefeito russo até 1º de janeiro de 2027”, conforme publicada na rede X pela chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas.
Em 2024, o gás russo representou apenas 19% das importações totais de gás da União Europeia, bem abaixo dos 45% registrados antes do conflito. Esse dado foi ressaltado por analistas do DNB Carnegie.
Perspectivas de mercado
De acordo com Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, o anúncio da União Europeia não deve ter um impacto significativo no mercado até o próximo ano. Os futuros de gás natural na referência europeia, TTF, caíram 1,95%, para 32,31 euros por megawatt/hora (MWh).
No mercado de petróleo, as cotações também enfrentam pressão devido ao aumento da produção dos países da Opep e aliados. O barril do tipo Brent, negociado em Londres para entrega em novembro, caiu 1,13%, passando para 66,68 dólares. O barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), com vencimento em outubro, retrocedeu 1,40%, para 62,68 dólares.
Esse cenário exige atenção dos moradores da região, que devem acompanhar os desdobramentos no setor de energia nos próximos meses.
Gostou do que leu? Compartilhe suas opiniões e deixe um comentário sobre como esses acontecimentos impactam você e sua cidade.
Facebook Comments