Salvador recebe artistas internacionais para a Residência Vila Sul

Publicado:


ARTE

Música, cinema, artes visuais e teatro marcam imersão artística de quatro países

Beatriz Santos

Henry Weekes é um dos participantes

Henry Weekes é um dos participantes –

Na próxima segunda-feira, dia 22, o Goethe-Institut Salvador dá início ao terceiro e último ciclo da Residência Vila Sul. Essa etapa reúne quatro artistas de diferentes países e áreas, todos desenvolvendo projetos focados em identidade, memória, espiritualidade, alimentação, música e criação coletiva.

O grupo chega à cidade no dia 20 e ficará por dois meses, mergulhando em um processo de intercâmbio artístico-cultural.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!

Artistas internacionais em Salvador

Entre os participantes, o músico e radialista Henry Weekes, que vive em Berlim, busca reconectar-se com sua herança brasileira. Seu trabalho, que mistura jazz, folclore e mitologia, é uma combinação de improvisações, gravações de campo e performances site-specific. “É uma oportunidade única de mergulhar nas sonoridades de uma cidade tão especial”, disse.

A artista visual e documentarista Nyancho NwaNri pretende dialogar com líderes culturais e comunitários para aprofundar sua pesquisa sobre tradições e memórias coletivas. Seus projetos abordam temas como espiritualidade africana e questões ambientais.

A artista visual, curadora e pesquisadora Karina Griffith também faz parte do grupo. Com experiência em cinema, performance e instalação, ela é professora na Universidade de Artes de Berlim e curadora do Fórum Expandido da Berlinale. “Estou ansiosa para trabalhar com as mãos e me envolver com comunidades negras brasileiras”, afirma.

Camille Banville, conhecida como Mila, traz para Salvador o projeto “Fofocas Comestíveis”, examinando os impactos da indústria alimentícia nas Américas através de objetos comestíveis em cena. Cofundadora do coletivo Les Cabinettes no Canadá, Mila usa a performance como uma ferramenta de reflexão e empoderamento coletivo.

Leonel Henckes, diretor de operações do Programa de Residência Vila Sul, destaca a importância do projeto: “A Vila Sul se tornou um ponto de encontro essencial para artistas de diversas origens. Aqui, o processo criativo se enriquece ao se conectar com a história e a vitalidade cultural da cidade.”

O que você acha dessa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre a chegada desses artistas em Salvador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de 26 anos morre em incêndio em apartamento no Brooklin

Uma mulher de 26 anos morreu em um incêndio em um apartamento no Brooklin, na zona sul de São Paulo, na noite do...

Desabamento de imóvel deixa dois mortos e feridos em Olinda

Na manhã deste domingo (19), um desabamento de imóvel no bairro de Ouro Preto, em Olinda, Pernambuco, resultou na morte de duas pessoas...

Falha na proteção de subestação pode ter levado à desconexão da região Sul no dia 14, diz ONS

Uma falha na proteção da Subestação Baterias, no dia 14 de outubro, pode ter causado a desconexão da região Sul do Sistema Interligado...