Ataques cibernéticos causam caos em aeroportos da Europa

Neste sábado, 20 de setembro, um ataque cibernético afetou sistemas de embarque e check-in em aeroportos europeus, resultando em atrasos e cancelamentos de voos. Terminais como Heathrow, em Londres, e os de Bruxelas e Berlim foram os mais impactados.

O alvo foi a Collins Aerospace, subsidiária da americana RTX Corp., responsável pelo software MUSE, utilizado para autoatendimento em várias localidades. A empresa confirmou o incidente, informando que o impacto foi “limitado” e apenas sobre serviços eletrônicos, porém procedimentos manuais foram ativados para minimizar os transtornos.

Em Berlim, autoridades desligaram conexões do sistema para proteger a operação, resultando em filas e maior espera no check-in. O Aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, descreveu o problema como uma “falha técnica” de seu fornecedor, alertando os passageiros sobre possíveis atrasos.

No aeroporto de Bruxelas, o ataque começou na noite de sexta-feira. A falha nos sistemas automáticos forçou os funcionários a?ar os procedimentos manualmente, causando um forte impacto na programação de voos. Relatos da Deutsche Welle indicam que pelo menos 10 voos foram cancelados e outros 17 tiveram atrasos superiores a uma hora.

Apesar da seriedade do ataque, alguns aeroportos operaram normalmente. Terminais em Frankfurt, Zurique e na região de Paris (Roissy, Orly e Le Bourget) não relataram problemas.

As administrações dos aeroportos afetados aconselham os passageiros a verificar a situação de seus voos com as companhias aéreas antes de se dirigirem aos terminais. Este incidente surge logo após o aeroporto de São Petersburgo, na Rússia, informar que seu site foi alvo de hackers.

O que você acha desse tipo de ataque? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS