A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que visa dificultar a abertura de ações penais contra parlamentares, foi aprovada na Câmara dos Deputados com apoio de uma diversidade de partidos. No entanto, ela enfrenta forte resistência no Senado Federal, segundo informações do O Globo.
Um levantamento revelou que 46 dos 81 senadores estão contrários à proposta. Apenas seis senadores a apoiam e outros seis se declaram indecisos, enquanto o restante não respondeu.
Para ser aprovada, a PEC necessita de pelo menos 49 votos favoráveis em plenário, um desafio que parece difícil de ser alcançado, considerando as atuais posições dos senadores.
Antes da votação em plenário, a proposta terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União-AP). Neste colegiado, 17 dos 27 integrantes já se manifestaram contrários à PEC, enquanto apenas três se mostraram a favor. Sete senadores preferiram não se posicionar ainda. O relator da proposta na comissão, Alessandro Vieira (MDB-SE), também é um dos críticos.
Neste domingo (21), houve protestos em várias capitais do país contra a PEC da Blindagem e um projeto de lei que busca anistiar condenados pelos atos de 8 de janeiro. Os atos foram organizados, principalmente, por partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais através das redes sociais.
E você, o que pensa sobre essa PEC e os protestos que estão acontecendo? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments