Portugal se prepara para reconhecer o Estado da Palestina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Portugal realizará, neste domingo (21), o reconhecimento oficial do Estado da Palestina, desafiando a pressão dos Estados Unidos e de Israel. A decisão chega a poucas horas do início da Assembleia Geral da ONU, programada para segunda-feira (22).

Nos últimos meses, países que possuem laços estreitos com Israel têm adotado essa medida simbólica, à medida que o Exército israelense intensifica a ofensiva na Faixa de Gaza. Esse conflito foi desencadeado pelo ataque do Hamas a Israel em 2023, um evento sem precedentes.

Durante uma reunião de cúpula da ONU, co-presidida pela França e pela Arábia Saudita, vários países anunciarão o reconhecimento formal do Estado da Palestina e abordarão a solução de dois Estados. O Reino Unido, um aliado tradicional de Israel, também confirmará sua decisão neste domingo, conforme informações da imprensa britânica.

O Ministério das Relações Exteriores de Portugal comunicou, na sexta-feira (19), que o país “reconhecerá o Estado da Palestina” neste domingo. Em julho, o governo português já havia sinalizado essa intenção, destacando a “evolução extremamente preocupante do conflito”, tanto na esfera humanitária quanto nas menções a uma possível anexação de territórios palestinos.

O cenário atual exige atenção e o reconhecimento de Portugal é um passo significativo em um contexto de tensões globais. Como você vê essa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa Branca confirma encontro entre Trump e Zelensky neste domingo

Casa Branca confirma encontro entre Trump e Zelensky em Palm Beach para tratar de cessar-fogo. O presidente norte-americano e o líder ucraniano devem...

Terremoto de magnitude 7 atinge costa nordeste de Taiwan

Um terremoto de magnitude 7 atingiu neste sábado a costa de Yilan, no nordeste de Taiwan, provocando tremores de menor intensidade que foram...

‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de reunião sobre Ucrânia

Trump afirma “Vamos ver o que ele tem” antes de reunião com Zelensky sobre fim da guerra na Ucrânia Antes da reunião diplomática para...