A Policia Militar da Bahia (PM-BA) realizou uma grande operação que resultou na apreensão de 277 aves silvestres em Feira de Santana e Santo Estêvão. As ações ocorreram entre os dias 20 e 21 de outubro, com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa/Pituaçu) no combate ao comércio ilegal de animais.
No sábado, 61 aves foram apreendidas durante uma fiscalização na feira de animais da Praça Lineu Cerqueira da Silva, em Santo Estêvão. Nove indivíduos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Feira de Santana, onde as devidas medidas legais foram tomadas.
No dia seguinte, a ação se concentrou na feira livre da Estação Nova, em Feira de Santana, resultando no resgate de 216 aves. Quatro homens foram detidos por crimes ambientais durante essa operação.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), é considerado crime caçar, capturar ou manter em cativeiro animais silvestres sem autorização. As penalidades variam de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
As aves apreendidas, que pertencem a diversas espécies, foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Pituaçu). Lá, elas receberão atendimento veterinário antes de serem reintegradas ao seu habitat natural.
Esse tipo de ação é fundamental para a proteção da fauna silvestre. O que você acha sobre o combate ao tráfico de animais? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments