Próximos eclipses solares: um “Anel de Fogo” brilha no Carnaval do Brasil

Publicado:

Neste domingo (21), o céu de algumas localidades ao redor do mundo foi iluminado por um fenômeno impressionante: o último dos quatro eclipses de 2025.

Após um eclipse lunar total em março e um eclipse solar parcial duas semanas depois, setembro trouxe mais um brilho especial ao céu. O Sol foi novamente “mordiscado” duas semanas após a “Lua de Sangue” do dia 7.

Com quase quatro horas e meia de duração, o evento teve uma “plateia” restrita, com apenas 0,2% da população mundial, ou seja, cerca de 16,6 milhões de pessoas na Antártida, Nova Zelândia, Austrália e algumas ilhas do Pacífico Sul.

Embora o Brasil não tenha podido presenciar o fenômeno, a transmissão ao vivo realizada pelo Olhar Digital permitiu que muitos acompanhassem o evento à distância, além de imagens impressionantes que foram compartilhadas nas redes sociais.

eclipse solar 2025 OD ao vivo
Transmissão ao vivo do último eclipse de 2025 pelo Olhar Digital. Crédito: Olhar Digital / Reprodução

E quando teremos um eclipse solar por aqui? A boa notícia é que não vai demorar muito. O evento vai ocorrer em plena folia do Carnaval, formando um deslumbrante “Anel de Fogo” no céu.

O que é um eclipse solar

Um eclipse ocorre quando um corpo celeste bloqueia a luz de outro. No caso dos eclipses solares, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando diferentes tipos de ocultação:

  • Total – o Sol é completamente coberto, e o dia escurece por alguns minutos;
  • Anular – a Lua está mais distante, não cobrindo todo o Sol, criando uma auréola de luz, o “Anel de Fogo”;
  • Parcial – apenas uma parte do disco solar é encoberta, sem grandes mudanças de luminosidade.
Diagrama diferentes tipos de eclipse
Esquema comparativo mostrando os diferentes tipos de eclipse: total, anular e parcial. Crédito: FSogumo – Wikipedia Creative Commons

Há também o eclipse hibrido, que mistura características do total e do anular, como ocorreu em abril de 2023.

Primeiro eclipse solar de 2026 será anular

Assim como em 2025, o ano que vem também terá quatro eclipses, sendo dois solares e dois lunares. O primeiro será um eclipse solar anular no dia 17 de fevereiro, que cairá na terça-feira de Carnaval.

Porém, não será desta vez que o dia vai virar noite durante a folia. Precisamos esperar mais um pouco. O eclipse solar de fevereiro de 2026 será visível no sul da África, sul da América do Sul, e em partes dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, além da Antártida.

Somente no céu gelado do continente antártico é que o “Anel de Fogo” será formado, com a Lua posicionada perfeitamente no meio do Sol. Em outras regiões, o eclipse será parcial, com diferentes níveis de cobertura.

mapa eclipse solar anular fevereiro 2026
Mapa de visibilidade do eclipse solar de 17 de fevereiro de 2026. A faixa escura indica onde será visível o “Anel de Fogo”. Crédito: Time and Date.

Duas semanas depois, no dia 3 de março, haverá um eclipse lunar que será visível em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Esse será um evento bastante aguardado, com a “Lua de Sangue” em algumas regiões.

Em agosto de 2026, ainda haverá um novo par de eclipses solar e lunar. O primeiro será no dia 12, com visibilidade parcial em vários locais, e o último será um lunar parcial entre 27 e 28 de agosto, também visível no Brasil.

Embora 2026 não tenha eclipses solares visíveis do Brasil, os dois lunares estarão garantidos nos nossos céus.

anel de fogo araruna eclipse solar
A última vez que o Brasil teve um eclipse solar foi em outubro de 2023. A imagem mostra o Anel de Fogo formado durante o evento em Araruna, Paraíba, Brasil. Crédito: Marcelo Zurita/YouTube Olhar Digital

Cidades do Sul do Brasil presenciam “Anel de Fogo” no Carnaval 2027

No Carnaval de 2026, os brasileiros serão limitados a assistir ao eclipse solar pelas telas do Olhar Digital. Mas em 2027, em 6 de fevereiro, todos poderão testemunhar o espetáculo ao vivo.

Segundo o mapa de visibilidade do Time and Date, o “Anel de Fogo” será visível em uma faixa estreita que atravessará a região Sul do Brasil. Os pontos favorecidos incluem:

  • Rio Grande do Sul: nas proximidades de Santa Vitória do Palmar, Paso Real e Picada do Mata;
  • Paraná: em algumas cidades do sul, como Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas;
  • Santa Catarina: principalmente no extremo sul, incluindo Criciúma, Araranguá e Sombrio.
mapa eclipse solar anular fevereiro 2027
Mapa de visibilidade do eclipse solar de 6 de fevereiro de 2027. A faixa escura mostra onde será possível ver o “Anel de Fogo”. Crédito: Time and Date.

Além desses locais, a cobertura do Sol será de aproximadamente 90% em várias cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Niterói e toda a Baixada Fluminense. O restante do Brasil verá o eclipse de forma parcial, com Roraima tendo a menor cobertura, de apenas 7,7%.

Horário do eclipse (pelo fuso de Brasília):

  • Início do eclipse parcial: 10h53
  • Início da anularidade: 12h42
  • Fim da anularidade: 12h49
  • Fim do eclipse parcial: 16h53

Esses horários podem variar um pouco dependendo da localidade específica dentro da faixa de visibilidade.

eclipse solar no carnaval
Falta mais de um ano para o Carnaval de 2027, mas já é hora de se programar para viver essa experiência do “Anel de Fogo”. Crédito: Imagem gerada por IA/Gemini

A contagem regressiva já começou para o Carnaval de 2027, quando o “Anel de Fogo” será o grande destaque do evento. Mesmo quem estiver apenas na “pipoca” poderá acompanhar uma parte desse espetáculo inédito no céu. Afinal, a festa é para todos, e o eclipse certamente será uma adição incrível a essa celebração.

O que você acha sobre esses fenômenos astronômicos? Já planejou como vai aproveitar o Carnaval de 2027? Comente suas expectativas!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja as melhores imagens do último eclipse de 2025

Se você não conseguiu acompanhar o último eclipse do ano, não se preocupe. Reunimos as principais imagens do eclipse solar parcial que ocorreu...

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral mostra eficácia e pode aposentar as injeções

Moradores que têm medo de agulha e lutam contra a obesidade podem em breve contar com uma nova opção de tratamento. Um comprimido...

12 por 8 agora é pressão alta? Veja a opinião de um médico especialista

Olhar Digital> Vídeos> 12 por 8 agora é pressão alta? Veja a opinião de um médico especialista Vídeos...