STF critica sanções dos EUA contra esposa de Alexandre de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou, na última segunda-feira (22), sobre as sanções aplicadas pelos Estados Unidos à esposa do ministro Alexandre de Moraes. A Corte lamentou a decisão e afirmou que as autoridades norte-americanas foram influenciadas por narrativas distorcidas da realidade.

Em uma nota oficial, o STF declarou: “As autoridades norte-americanas foram convencidas de uma narrativa que não corresponde aos fatos. Este foi um julgamento que respeitou o devido processo legal e o amplo direito de defesa, com total transparência.”

O STF considerou a ampliação da Lei Magnitsky como uma injustiça. A Corte argumentou que já é grave sancionar um juiz por suas decisões independentes e dentro da Constituição, mas a situação se torna ainda mais preocupante ao atingir familiares do magistrado.

Veja o posicionamento completo:
O Supremo Tribunal Federal lamenta e considera injusta a aplicação de sanções à esposa do Ministro Alexandre de Moraes.

Infelizmente, as autoridades norte-americanas foram convencidas de uma narrativa que não corresponde aos fatos: estamos diante de um julgamento que respeitou o devido processo legal e o amplo direito de defesa, com total publicidade.

No Brasil, a quase totalidade da sociedade reconhece a importância histórica de um julgamento e punição por uma tentativa de golpe de Estado.

Se já havia injustiça na sanção a um juiz pela sua atuação independente dentro das leis e da Constituição, é ainda mais injusto ampliar as medidas para um familiar do magistrado.

O que você acha dessas sanções? Deixe sua opinião e participe da conversa nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende idoso de 79 anos por agredir e manter companheira em cárcere privado em Nova Viçosa

Nova Viçosa – Um homem de 79 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (21) por agredir, ameaçar de morte e manter a...

PCDF recebe denúncia sobre morte em UTI após caso de técnicos

A fonoaudióloga Letícia Mendes, 32 anos, passou a questionar as circunstâncias da morte da mãe, Rosângela Mendes Ramos, aos 55 anos, ocorrida em...

Núcleo de Homicídios conclui inquérito e identifica autor de tentativa de homicídio a facadas em Teixeira de Freitas

O Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN encerrou as investigações sobre uma tentativa de homicídio ocorrida em 17 de outubro de 2025, no...