Anunciado como “presente para Salvador”, novo complexo esportivo ainda tem projeto travado na Sudesb; entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo da Bahia anunciou, em março deste ano, um novo complexo esportivo que será construído entre os bairros de São Marcos e Sussuarana. Com investimento estimado em R$ 50 milhões, a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) será a responsável pelo projeto.

Porém, a entrega do complexo ainda não tem prazo definido. A equipe do Bahia Notícias entrou em contato com a Sudesb e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e descobriu que o projeto ainda está em fase de elaboração para subsidiar a licitação do Projeto Executivo.

O projeto prevê a construção de vários prédios, incluindo um ginásio e um espaço administrativo, além de um parque infantil, quiosques e áreas de convivência. A Sudesb informou que a complexidade do equipamento demanda ajustes técnicos e a utilização de tecnologia de ponta.

O ginásio será climatizado e terá capacidade para 5.200 pessoas. Também contará com uma quadra externa para esportes de areia, pista de skate, campo de grama sintética com iluminação em LED e estacionamento para 550 veículos. O espaço ainda permitirá a prática de caminhada e corrida, beneficiando os moradores dos bairros vizinhos, como São Marcos, Sussuarana e Pituaçu.

Outro ponto importante é a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo a prática do paradesporto. O complexo estará integrado à estação Pituaçu do metrô e contará com uma ciclofaixa restaurada para facilitar o acesso dos ciclistas.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Vicente Neto, diretor da Sudesb, destacou a importância do projeto, que surgiu devido à falta de espaços adequados para grandes competições em Salvador. Com a demolição da Arena Fonte Nova, a cidade ficou carente de um grande espaço para a prática esportiva, especialmente para esportes de quadra.

“Temos o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, que atende parte dessa demanda, mas ela continua alta. Esse novo complexo vai suprir essa necessidade e oferecer mais oportunidades para o esporte baiano”, afirmou Vicente.

A proposta do governo é transformar o local em um referencial para eventos esportivos de grande porte, como um Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.

O projeto estadual avança em paralelo à Nova Arena Multiuso de Salvador, anunciada pelo prefeito Bruno Reis em 2023, na orla da Boca do Rio. Orçada em R$ 200 milhões, essa arena terá capacidade para 16 mil pessoas e contará com climatização, camarotes e estrutura para esportes e shows. A gestão municipal pretende conceder o espaço à iniciativa privada.

Vicente Neto explicou que a construção do complexo estadual tornou-se necessária devido às limitações da proposta municipal. “O município havia prometido um equipamento poliesportivo, e nós aguardamos. Analisamos o projeto e percebemos que ele não teria condições de atender a demanda. Por isso, decidimos avançar com um equipamento público, com investimento do governo do estado e da Sudesb”, detalhou.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância desse investimento para Salvador, mas confirmou que o nome “Novo Balbininho” não será oficializado.

“Nós podemos até brincar chamando de novo Balbininho, mas não terá esse nome. É uma arena para a prática de todos os esportes, com praça de skate, quadra e espaço de lutas. Vamos oferecer a Salvador uma arena esportiva, especialmente para os moradores das áreas mais carentes”, concluiu o governador.

O que você acha sobre o novo complexo esportivo? Acredita que ele fará a diferença para os moradores de Salvador? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tomate celebra dois dias do bloco Fissura e fala sobre possibilidade de novos projetos

Tomate celebra Carnaval de Salvador com o bloco Fissura O cantor Tomate avaliou neste sábado, 14 de Carnaval, o sentimento após dois dias à...

Vocalista da Banda Eva fala sobre possibilidade de expansão de blocos da banda no Carnaval de Salvador

Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva, afirmou neste Carnaval que o Bloco Beleza Rara pode abrir caminho para outros blocos e,...

Confira as escalações oficiais de Bahia x Jacuipense pela 8ª rodada do Baianão

No sábado, 14, às 16h, Bahia recebe Jacuipense pela 8ª rodada do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova. As escalações oficiais já foram...