Área nos Barris é estudada como possibilidade para novo estacionamento de trios do Carnaval de Salvador em 2026

Publicado:

O Carnaval de Salvador pode ganhar um novo estacionamento para os trios em 2026. Após a venda do terreno da Graça, que funcionou por mais de uma década, a Prefeitura está buscando alternativas para a festa.

Conforme informações do Bahia Notícias, uma das opções em estudo é um estacionamento próximo à Ferreira Costa, nos Barris.

Screenshot%202025 09 18%2014.04.05

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), comentou que a logística do estacionamento de trios não é mais um grande problema e que a estratégia adotada neste ano será mantida.

“No ano passado, conseguimos redistribuir os trios pelo circuito. Vamos refazer isso e ampliá-lo em outra localidade para melhorar ainda mais”, destacou Edington.

O saldo da operação de 2025 foi positivo, principalmente pela logística empregada durante a madrugada, algo que se repetirá. O estacionamento no Vale do Canela também foi bem avaliado pelo prefeito Bruno Reis.

Screenshot%202025 09 18%2013.48.02

Edington ressaltou a rigorosidade no controle das movimentações, que envolve 160 equipamentos. “Trabalhamos com muito cuidado para evitar problemas”, afirmou.

No início do ano, um documento com 69 propostas para melhorias no Carnaval foi entregue após o 1º Seminário sobre as Regras e Critérios para o Desfile das Entidades Carnavalescas.

Entre as sugestões estava a retirada do estacionamento dos trios da área da Carlos Gomes e Palácio da Aclamação, pois isso prejudica as entidades que desfilam em contrafluxo.

Chamou atenção a proposta de estacionar os trios na Arena Fonte Nova ou na Avenida da França.

Screenshot%202025 09 18%2013.47.51

O presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Washington Paganelli, destacou que a questão do estacionamento impacta a chegada de novos blocos ao Carnaval.

“Antes, tínhamos espaço para 50 equipamentos. Agora, precisamos encontrar alternativas, pois eles precisam se preparar antes de ir para a avenida”, explicou.

O Carnaval de 2026 já tem tema definido: uma homenagem ao samba, celebrando 110 anos do gênero, com destaque para a primeira gravação comercial da canção ‘Pelo Telefone’, de 1916.

A quinta-feira de Carnaval, que marca a abertura da festa, já é dedicada ao samba no circuito Osmar, com blocos tradicionais como Alerta Geral e Pagode Total, entre outros.

Isaac Edington garantiu apoio às manifestações culturais durante a abertura, valorizando o samba produzido localmente. A festa deverá seguir o modelo dos anos anteriores e ser transmitida nacionalmente.

Mais de 15 blocos já estão confirmados, incluindo o Coruja, de Ivete Sangalo, que iniciou as vendas esta semana.

O que você acha dessas mudanças para o Carnaval de Salvador? Deixe sua opinião e vamos conversar sobre as novidades!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atriz grita em entrevista, assusta apresentadoras de telejornal e vira meme

Durante uma entrevista ao vivo no telejornal JMTV, Gilda Nomacce, atriz conhecida por seus papéis em filmes de terror, deixou as apresentadoras surpresas...

Nunes critica Enel e diz que “monitora situação” após temporal em SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que está “acompanhando e monitorando de perto” as consequências do forte temporal que atingiu...

Wagner Moura explica motivo para retornar ao teatro em Salvador: “O meu axé é aqui”

Wagner Moura, o renomado ator baiano, volta aos palcos de teatro após 16 anos, com a peça “Um julgamento - depois de Um...