Filha de João Gilberto tem liminar negada na Justiça em disputa sobre direitos autorais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido de liminar de Carolina Faissol, a filha mais nova do cantor João Gilberto. Ela queria receber imediatamente uma parte dos direitos autorais gerados após a morte do artista.

A informação foi divulgada na coluna de Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’. Carolina é fruto do relacionamento de João Gilberto com a empresária Cláudia Faissol, que também busca formalizar seu reconhecimento como companheira do cantor, com quem esteve entre 2006 e 2017.

Ao final da vida, João Gilberto convivia com a moçambicana Maria do Céu Harris, que alega ter compartilhado uma união estável com o cantor por 35 anos.

O caso dos direitos autorais é antigo. Em 2023, a 4ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ homologou uma indenização de R$ 150 milhões a ser paga pela gravadora EMI Records Brasil aos herdeiros do cantor. Este valor se refere à comercialização de sua obra entre novembro de 1964 e outubro de 2014, em um processo que começou com João Gilberto em 1997.

Na época, o artista não aceitou a decisão da EMI de relançar suas obras remasterizadas a partir de 1988 e, por conta dessa disputa judicial, ele não recebeu os direitos autorais durante o período correspondente.

O que você acha dessa situação envolvendo os direitos autorais de João Gilberto? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende suspeito de matar homem na Lavagem do Bonfim, em Salvador

A Polícia Civil prendeu o suspeito de matar Joilson Santana de Souza e deixar outras sete pessoas feridas durante a Lavagem do Bonfim,...

Pouco antes de matar filho, pai usou faca em discussão com mulher. Veja vídeo

Em Manaus, na zona norte, um homem de 48 anos, Fernando Batista de Melo, é procurado pela Polícia Civil após ser apontado como...

Violência doméstica: polícia apreende armas de CAC em Eunápolis após ameaça à ex-companheira

Eunápolis registrou uma intervenção da Polícia Civil após denúncia de ameaça no ambiente doméstico. A ação, realizada na quarta-feira (21) pelo Núcleo Especial...