Justiça eleitoral cassa mandatos da prefeita e do vice de Maiquinique por abuso de poder

Publicado:

A prefeita de Maiquinique, Valéria Silveira (PV), e seu vice, Kayque Jardim (PSD), tiveram seus mandatos cassados nesta terça-feira (23). A decisão é da Justiça Eleitoral da 91ª Zona de Macarani, ambos os municípios localizados no sudoeste da Bahia. A juíza Giselle Ribeiro também declarou os gestores inelegíveis por oito anos e impôs uma multa de R$ 10 mil a cada um.

A decisão surgiu de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que revelou diversas irregularidades nas eleições municipais de 2024. A juíza destacou que as ações demonstraram “abuso de poder político e econômico”.

Reuniao%20(5)%20(1)Trecho da decisão que condena os gestores | Foto: Montagem / Bahia Notícias

Com a sentença, os mandatos devem ser cassados imediatamente. O caso será encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) para apurar possíveis atos de improbidade administrativa. Os políticos perderão os mandatos, mas poderão tentar recuperar após o trânsito em julgado, caso recorram.

Essa situação levanta questões importantes sobre a ética e a responsabilidade na política local. O que você acha desse caso? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-prefeito de Correntina vira réu por improbidade administrativa e MP-BA pede bloqueio de R$ 12,7 mi em bens

Nilson José Rodrigues, conhecido como Maguila, ex-prefeito de Correntina, no oeste da Bahia, foi constituído réu em...

Parceria do MP-BA visa facilitar acesso à informação sobre obtenção de CNH

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma reunião com órgãos...