Lula e Trump devem conversar por telefone ou videochamada, diz ministro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo brasileiro está orquestrando uma conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A expectativa é que o diálogo aconteça por videoconferência ou telefone nas próximas semanas, após a menção desse encontro durante o discurso de Trump na Assembleia-Geral da ONU.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, explicou que a conversa será remota. Lula retorna ao Brasil amanhã e sua agenda está cheia. Ele destacou que Lula está sempre disposto a dialogar com líderes mundiais que queiram discutir assuntos relevantes para o Brasil.

Vieira também comentou sobre a abertura do Brasil para negociações sobre tarifas, mas reforçou que o país não irá ceder quanto às questões políticas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado recentemente a 27 anos e 3 meses de prisão por diversos crimes.

Na Assembleia-Geral, Lula e Trump se encontraram brevemente pela primeira vez. Trump descreveu sua sensação em relação a Lula dizendo que sentiu uma “ótima química”. O presidente norte-americano elogiou, porém, aproveitou para criticar a postura do Brasil em relação aos direitos e liberdades de cidadãos americanos.

Por outro lado, Lula fez um discurso contundente falando sobre a pressão dos EUA durante o julgamento de Bolsonaro. Ele afirmou que não há justificativa para intervenções nas questões internas do Brasil e enfatizou a necessidade de respeito às instituições.

Esse possível diálogo marca um momento importante nas relações entre Brasil e Estados Unidos e incita a esperança de que ambos os líderes consigam encontrar um ponto de consenso em suas agendas. Como você vê essa nova fase nas relações bilaterais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

O Senado da Argentina aprovou na madrugada de 12 de fevereiro de 2026 o projeto de reforma trabalhista apresentado pelo presidente Javier Milei,...

Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

O ataque a tiros em Tumbler Ridge, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos na terça-feira, 10 de fevereiro. A polícia localizou corpos...

Rússia bloqueia WhatsApp por descumprimento da legislação local

O governo da Rússia confirmou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, o bloqueio da operação do WhatsApp, alegando descumprimento da legislação local....