Plano de Saúde da Petrobrás deverá fornecer Ozempic a paciente com obesidade e diabetes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) decidiu que a Associação Petrobrás de Saúde (APS) deve fornecer o medicamento Ozempic a uma beneficiária. Além da entrega do remédio, o plano de saúde foi condenado a pagar R$ 1.000 em danos morais e reembolsar R$ 2.034 que a paciente já havia gasto com a compra do medicamento. Vale lembrar que essa decisão ainda pode ser contestada.

A paciente, que faz parte do plano, utiliza o Ozempic há três anos para tratar diabetes tipo 2 e obesidade grau 1. Em agosto de 2023, o plano negou o fornecimento do medicamento, levando a beneficiária a recorrer à Justiça. Ela argumentou que, segundo a legislação, os planos de saúde são obrigados a cobrir tratamentos prescritos, mesmo que não estejam listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em sua defesa, a APS alegou que a negativa se deu pela falta de documentação e que liberações anteriores teriam sido dadas por engano. O plano também afirmou que a paciente não teria diagnóstico de diabetes tipo 2 e que o uso de Ozempic seria “off-label”, isto é, fora da indicação aprovada pela bula.

A juíza da 8ª Vara do Trabalho de Salvador manteve uma decisão anterior que obrigava a APS a fornecer o medicamento. Para a magistrada Giselli Gordiano, “se há indicação médica, não cabe à operadora decidir o tratamento do paciente”.

Após o recurso da APS, o caso foi levado à 4ª Turma do TRT-BA. A juíza convocada Cristina de Azevedo reafirmou que a autora comprovou, por meio de documentos, suas doenças e a necessidade do tratamento. Segundo ela, o argumento de que o benefício farmácia não abrangia a situação da paciente não se sustentou. A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Agenor Calazans e Angélica Ferreira.

Esse caso levanta questões importantes sobre a cobertura de medicamentos pelos planos de saúde e os direitos dos beneficiários. O que você pensa sobre essa decisão? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policiais suspeitos são identificados pelo estupro de argentina no Carnaval de Salvador

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) identificou três policiais militares suspeitos de envolvimento no estupro de uma mulher argentina durante o...

Xanddy Harmonia celebra 60 anos das Muquiranas e relembra evolução no comportamento do bloco

O cantor Xanddy Harmonia retornou oficialmente ao bloco As Muquiranas neste sábado, dia 14, após uma década sem desfilar, coincidindo com as celebrações...

Bombeiros registram 158 ocorrências no segundo dia do Carnaval

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 158 ocorrências na sexta-feira (13), segundo dia do Carnaval de Salvador, nos circuitos oficiais...