Salvador abre Semana Nacional de Redução de Desastres 2025 com foco na prevenção e adaptação climática

Publicado:

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início, nesta segunda-feira (22), à Semana Nacional de Redução de Desastres 2025. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da sede do órgão, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). O evento contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, e representantes do Corpo de Bombeiros, da Coelba e de outras instituições. A programação se estende até sexta-feira (26) e tem como tema central “Gestão Integrada de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas”.

Durante a abertura, o prefeito Bruno Reis destacou os avanços em prevenção realizados na cidade. Ele afirmou que iniciativas inovadoras têm trazido resultados positivos, contribuindo para a redução de danos em situações de desastres. “Anos de trabalho significaram uma diminuição considerável nos acidentes e, assim, conseguimos salvar muitas vidas”, comentou.

A vice-prefeita enfatizou a importância da colaboração entre o poder público e os moradores. Ana Paula Matos salientou que uma abordagem eficaz para lidar com as mudanças climáticas requer educação, conscientização e participação ativa dos cidadãos. “Somente assim conseguiremos proteger vidas e preparar nossa cidade para os desafios que virão”, disse.

Sosthenes Macedo, o diretor-geral da Codesal, ressaltou a relevância da mobilização social e da prevenção. Ele mencionou que Salvador tem se preparado por meio de ações como contenção de encostas, instalação de geomantas e melhorias em equipamentos de monitoramento.

Na cerimônia, a Codesal também entregou certificados de reconhecimento a servidores, voluntários e instituições que têm contribuído nas ações de prevenção e resposta durante períodos de forte chuva. Entre os homenageados estava Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, e Dênio Primo, subsecretário da Secretaria de Promoção Social (Sempre).

As atividades continuam nesta terça-feira (23) com capacitação sobre os impactos do racismo ambiental, além de palestras com as secretárias Isaura Genoveva e Fernanda Lordêlo.

Na quarta-feira (24), a programação inicia às 8h no Parque da Cidade com a 2ª Caminhada da Prevenção e logo após, haverá formação para servidores da Secretaria Municipal de Educação sobre noções de Defesa Civil.

Na quinta-feira (25), está prevista capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC) no auditório da Codesal. À tarde, o Doca 1 receberá o evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, que incluirá o lançamento de um livro e mesas de discussão, com presença do prefeito Bruno Reis.

O encerramento ocorrerá na sexta-feira (26) com visitas técnicas ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) e ao projeto Mané Dendê, onde serão plantadas 700 árvores. À tarde, a programação terá continuidade no Doca 1 com debates sobre soluções de resiliência climática em áreas urbanas.

Fique por dentro das ações que estão moldando o futuro de Salvador. O que você acha dessas iniciativas? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA anuncia inauguração de uma Sala Passiva de Videoconferência na Vara de Auditoria Militar

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) vai inaugurar uma Sala Passiva de Videoconferência na Vara de...

Veja o legado da atriz Claudia Cardinale, que morreu aos 87 anos

Na terça-feira (23/9), o mundo do cinema se despediu de uma verdadeira ícone. A atriz Claudia Cardinale, que teve uma carreira de mais...