Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 24, a Medida Provisória (MP) 1301/25, que institui o Programa Agora Tem Especialistas. Com 406 votos a favor e 6 contra, o texto vai agora para o Senado, onde deve ser votado até sexta-feira, dia 26, ou perderá a validade.

Este programa, anunciado em julho, visa diminuir o tempo de espera para atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades de saúde privadas, que não possuem dívidas com a União, poderão participar, oferecendo créditos tributários em troca de atendimentos.

A renúncia fiscal com o programa deve atingir R$ 2 bilhões ao ano a partir de 2026. Embora os serviços já possam começar a ser realizados neste ano, as deduções no imposto começarão a valer apenas no próximo. O programa está previsto para funcionar até 31 de dezembro de 2030, oferecendo 1.778 vagas, sendo 635 disponíveis para início imediato a partir de 15 de setembro.

A distribuição das vagas será a seguinte: 239 na Região Nordeste, 146 na Região Norte, 168 na Região Sudeste e 37 na Região Sul, além de 1.143 vagas para cadastro de reserva.

O governo criou o programa para abordar a concentração desigual de médicos especialistas no país, com dados do Ministério da Saúde revelando que a maioria se encontra no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, existem 244.141 médicos generalistas (40,9%) e 353.287 especialistas (59,1%), que geralmente atuam em áreas mais urbanizadas e na rede privada.

Os novos profissionais serão alocados em policlínicas e laboratórios especializados, e atende à nova proposta permitir que os atendimentos sejam realizados total ou parcialmente por telemedicina, respeitando os princípios do SUS, a confidencialidade e o consentimento do paciente.

E você, o que acha dessa iniciativa? Compartilhe suas opiniões e comentários sobre como isso pode impactar a saúde na sua região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...