O renomado cineasta Martin Scorsese participou da votação da lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, elaborada pela revista britânica Sight & Sound em 2022. Neste processo, ele teve a tarefa desafiadora de selecionar suas dez obras preferidas. Entre os filmes destacados estão 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Cidadão Kane e Os Sapatinhos Vermelhos.
Melhores filmes de todos os tempos
2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Considerada uma obra-prima de Stanley Kubrick, este filme aborda questões sobre existencialismo e tecnologia. Baseado em um conto de Arthur C. Clarke, a trama segue uma equipe de astronautas enviada a Júpiter para investigar um misterioso monolito. No entanto, o computador da nave, HAL 9000, começa a assumir o controle da situação.
Oito e Meio (1963)
Nesta obra de Federico Fellini, Marcello Mastroiani interpreta o diretor Guido Anselmi, que enfrenta um bloqueio criativo. Ao ser pressionado por diversas pessoas em sua vida, ele se isola em uma estação termal, onde mistura ficção e realidade.
Cinzas e Diamantes (1958)
Este marco do cinema europeu pós-guerra narra a história de dois membros da resistência polonesa com a missão de assassinar um secretário do Partido dos Trabalhadores, em um momento de intensa disputa política.
Cidadão Kane (1941)
Considerado um ícone da linguagem cinematográfica, o filme de Orson Welles é inovador e repleto de técnicas que influenciam o cinema até hoje. A trama gira em torno de um jornalista que busca entender o significado da última palavra de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa.
Diário de um Padre (1951)
A história segue um jovem idealista que chega a uma comuna francesa como novo pároco. Mal interpretado em suas tentativas de viver uma vida cristã comum, ele se vê em apuros com uma família rica ao tentar ajudar os necessitados.
Viver (1952)
Neste filme de Akira Kurosawa, acompanhamos Kanji Watanabe, um funcionário público que recebe a notícia de que tem câncer e pode morrer em breve. Após um período de desespero, ele decide viver a vida intensamente.
O Leopardo (1963)
De Luchino Visconti, este longa acompanha Dom Fabrizio Salina, um aristocrata que tenta manter sua família unida durante as mudanças sociais e políticas em sua terra natal, a Sicília, em 1860.
A Palavra (1955)
Este premiado filme dinamarquês explora o conflito entre fé e ceticismo através da história de três filhos de um fazendeiro devoto, cada um representando uma visão distinta sobre a religião.
Paisà (1946)
Nesse filme, Roberto Rossellini retrata a liberação da Itália no final da Segunda Guerra Mundial, através de uma série de encontros que descortinam as realidades do conflito.
Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
Inspirado no conto de Hans Christian Andersen, o longa segue a bailarina Victoria Page, que vive um dilema entre sua paixão pela dança e um relacionamento amoroso. O filme é amplamente elogiado e se tornou uma referência para cineastas e dançarinos.
Você concorda com as escolhas de Scorsese? Quais filmes você acrescentaria nessa lista? Compartilhe suas opiniões nos comentários!
Facebook Comments