Eslovênia sanciona Netanyahu e proíbe premiê de entrar no país

Publicado:

Getty Images

Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu
1 de 1 – Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu – Foto: Getty Images

O governo da Eslovênia declarou Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, como persona non grata, proibindo sua entrada no país. A decisão foi comunicada pela chancelaria eslovena nesta quinta-feira, 25 de setembro.

No comunicado, a chancelaria lembrou que Netanyahu é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) em razão de acusações de crimes de guerra contra palestinos na Faixa de Gaza.

Neva Grasic, secretária de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Eslovênia, afirmou: “Com esta decisão, o governo envia uma mensagem clara ao Estado de Israel de que a Eslovênia espera respeito consistente dos tribunais internacionais e do direito internacional humanitário.”

A Eslovênia reconheceu formalmente o Estado da Palestina em junho de 2014, integrando-se a um grupo de 159 países com a mesma postura. Essa recente decisão de sancionar Netanyahu é parte de um esforço da região para pressionar Israel a interromper a guerra na Faixa de Gaza, que já resultou em mais de 65 mil mortes.

E você, o que pensa sobre essa decisão da Eslovênia? Acredita que isso impactará a situação na Faixa de Gaza? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rafael Suco: polícia fará reconstituição para esclarecer morte do ator

A polícia de São Paulo realizará a reconstituição da morte do ator Rafael Suco, que ocorreu há dois anos no Morumbi, na zona...

Barcelona vence Real Oviedo e permanece invicto no Campeonato Espanhol

Na tarde desta quinta-feira, o Barcelona conquistou uma vitória importante ao derrotar o Real Oviedo por 3 a 1, em um jogo disputado...

Após fala de Motta, relator indica novo adiamento do PL da Dosimetria

O relator do PL da Dosimetria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), confirmou que a proposta de redução de penas para condenados por golpe de...