Na ONU, Zelensky relaciona paz global a poderio militar e diz que segurança não existe sem aliados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, fez um discurso impactante na Assembleia Geral da ONU, destacando a relação entre a busca pela paz e a necessidade de um forte poder militar. Ele afirmou que, mesmo que uma nação deseje a paz, ela precisa estar preparada para produzir ou adquirir armas. “É ruim, mas é a realidade”, enfatizou.

Zelensky também ressaltou a importância de ter aliados poderosos, afirmando que a segurança não pode ser garantida sem eles. Ele mencionou que os esforços para um cessar-fogo ainda não foram bem-sucedidos devido à recusa da Rússia em negociar, questionando por quanto tempo os reféns permanecerão sob a guarda russa.

O presidente destacou que os drones russos já invadiram o espaço aéreo polonês, levando a Estônia a convocar o Conselho de Segurança após uma violação semelhante. Ele observou que, em tempos de guerras, “armas decidem quem sobreviverá” e que a tecnologia está superando a capacidade de defesa das nações.

“Estamos vivendo a mais destrutiva guerra armamentista da história”, alertou Zelensky, mencionando o uso de inteligência artificial em armamentos e defendendo a criação de normas globais sobre o assunto. Ele reafirmou que a Ucrânia não teve outra opção a não ser lutar, até mesmo desenvolvendo seus próprios drones, e anunciou que começará a exportar armas que foram testadas em combate real.

Ao responsabilizar Moscou pela guerra, Zelensky declarou que interromper a ofensiva de Vladimir Putin neste momento seria “mais barato do que nos defender” e acusou o presidente russo de querer expandir o conflito. Por fim, ele compartilhou que teve uma boa reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e expressou otimismo ao acreditar que com o apoio dos EUA e da Europa, seria possível por um fim à guerra.

E você, o que pensa sobre as declarações de Zelensky? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

O Senado da Argentina aprovou na madrugada de 12 de fevereiro de 2026 o projeto de reforma trabalhista apresentado pelo presidente Javier Milei,...

Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

O ataque a tiros em Tumbler Ridge, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos na terça-feira, 10 de fevereiro. A polícia localizou corpos...

Rússia bloqueia WhatsApp por descumprimento da legislação local

O governo da Rússia confirmou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, o bloqueio da operação do WhatsApp, alegando descumprimento da legislação local....