Na ONU, Zelensky relaciona paz global a poderio militar e diz que segurança não existe sem aliados

Publicado:

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, fez um discurso impactante na Assembleia Geral da ONU, destacando a relação entre a busca pela paz e a necessidade de um forte poder militar. Ele afirmou que, mesmo que uma nação deseje a paz, ela precisa estar preparada para produzir ou adquirir armas. “É ruim, mas é a realidade”, enfatizou.

Zelensky também ressaltou a importância de ter aliados poderosos, afirmando que a segurança não pode ser garantida sem eles. Ele mencionou que os esforços para um cessar-fogo ainda não foram bem-sucedidos devido à recusa da Rússia em negociar, questionando por quanto tempo os reféns permanecerão sob a guarda russa.

O presidente destacou que os drones russos já invadiram o espaço aéreo polonês, levando a Estônia a convocar o Conselho de Segurança após uma violação semelhante. Ele observou que, em tempos de guerras, “armas decidem quem sobreviverá” e que a tecnologia está superando a capacidade de defesa das nações.

“Estamos vivendo a mais destrutiva guerra armamentista da história”, alertou Zelensky, mencionando o uso de inteligência artificial em armamentos e defendendo a criação de normas globais sobre o assunto. Ele reafirmou que a Ucrânia não teve outra opção a não ser lutar, até mesmo desenvolvendo seus próprios drones, e anunciou que começará a exportar armas que foram testadas em combate real.

Ao responsabilizar Moscou pela guerra, Zelensky declarou que interromper a ofensiva de Vladimir Putin neste momento seria “mais barato do que nos defender” e acusou o presidente russo de querer expandir o conflito. Por fim, ele compartilhou que teve uma boa reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e expressou otimismo ao acreditar que com o apoio dos EUA e da Europa, seria possível por um fim à guerra.

E você, o que pensa sobre as declarações de Zelensky? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tiroteio em escritório de imigração nos EUA deixa ao menos 3 feridos e atirador morto

Um tiroteio ocorreu em um escritório do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) em Dallas, Texas, deixando ao...

Lula discursa em Nova York sobre democracia e questiona: ‘Onde é que nós erramos?’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (24) de uma reunião em Nova York, promovida paralelamente à Assembleia Geral da...

Prefeito de Londres chama Trump de ‘racista, sexista, misógino e islamofóbico’

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, não se segurou ao responder aos ataques do presidente americano Donald Trump, que o classificou como "terrível"...