Após saída de Sabino, Lula avalia situação de Fufuca e Macêdo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, pediu demissão na última sexta-feira e agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foca na permanência dos ministros André Fufuca, do Esporte, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral. A saída de Sabino não é apenas uma mudança de nomes, mas está diretamente ligada à organização da 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em Belém.

Tanto o União Brasil quanto o Progressistas exigiram a saída de seus filiados do governo Lula. A expectativa é que Fufuca também deixe seu cargo em breve, embora sua saída não traga o mesmo impacto político que a de Sabino.


União Brasil e PP no governo Lula

  • União Brasil e PP juntos controlam quatro ministérios, mas apenas dois nomes devem sair.
  • André Fufuca representa o PP no Ministério do Esporte, enquanto Celso Sabino está no União Brasil.
  • Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações) são indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e não devem deixar os cargos.

Para substituir Fufuca, o Partido dos Trabalhadores está sondando nomes, como o de Ricardo Gomyde, ex-secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, que já atuou na pasta durante o governo Dilma Rousseff.

Nas últimas semanas, a possibilidade de Guilherme Boulos ocupar o cargo de Márcio Macêdo também voltou à tona. Com a Secretaria-Geral tendo status de ministério, Boulos poderia articular com a sociedade civil e movimentos sociais. Contudo, Macêdo afirma que não discutiu sua saída com Lula.

Além disso, Lula ainda precisa decidir sobre a nova liderança do Ministério do Turismo. Marcello Freixo, presidente da Embratur e filiado ao PT, está entre os candidatos favoritos. O presidente também considera nomes técnicos, como Cristiane Leal Sampaio, atual secretária nacional de Políticas de Turismo.

Sabino busca indicar a sua atual número dois, Ana Carla Machado Lopes, como sua sucessora. Entretanto, a liderança do Ministério do Turismo permanece indefinida. Lula deve ponderar as opções nos próximos dias, sendo que Sabino deixa oficialmente o cargo na próxima quinta-feira, quando viajará com o presidente para Belém para entregar projetos relacionados à COP.

O que você acha dessas mudanças no governo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do PL na Câmara é alvo de operação da PF

Resumo: a Polícia Federal deflagrou a Operação Galho Fraco para aprofundar investigações sobre desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares, com foco...

Mesmo sem apoio do PP, União Brasil reafirma apoio a Moro ao governo do Paraná: “irreversível”

Durante a confraternização de fim de ano do União Brasil, realizada em Brasília, o presidente da sigla, Antonio Rueda, e o ex-prefeito ACM...

Bolsonaristas admitem que pacote anti-STF não avançará em 2026

Lideranças bolsonaristas da Câmara admitem, nos bastidores, que as propostas contra o STF, uma das principais pautas da oposição, não devem avançar em...