A Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) retoma suas atividades nesta sexta-feira, 26, com uma nova diretoria eleita por aclamação. A chapa única, apresentada por Rebeca Menezes, editora do Bahia Notícias, como presidente, e Andréa Trindade, do Acorda Cidade, como vice-presidente, traz um forte enfoque na liderança feminina.
A iniciativa de renovação partiu do Bahia Notícias, um dos fundadores da ABJD em 2011. A nova diretoria pretende ampliar a participação dos veículos digitais da Bahia na defesa da qualidade e do profissionalismo no jornalismo, especialmente diante do crescimento da desinformação nas redes sociais.
Durante o evento do projeto Rota Bahia, que agora reúne 23 sites do estado, Rebeca Menezes destacou a importância da ABJD em diferenciar o jornalismo sério da desinformação. A nova gestão busca ainda oferecer orientações jurídicas, capacitações e oportunidades, além de mapear os veículos existentes nos municípios baianos, promovendo parcerias entre eles.
“Precisamos encarar com seriedade os desafios do jornalismo digital baiano, que lida diariamente com fake news e falta de capacitação. Este novo capítulo é um convite à união do setor, buscando caminhos para fortalecer a comunicação na Bahia”, afirmou Rebeca.
O novo momento da ABJD também foi elogiado por Ricardo Luzbel, CEO do Bahia Notícias e primeiro presidente da associação. Ele ressaltou a importância de contar com sites que refletem a realidade do interior do estado, garantindo uma narrativa rica e diversificada.
A presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Suely Temporal, celebrou a reestruturação da ABJD. Ela enfatizou que a liderança feminina é um avanço significativo, dado que as mulheres são a maioria na comunicação. “Nada mais justo que elas liderem essa organização”, concluiu Suely.
E você, o que acha dessa nova fase da ABJD? Compartilhe suas opiniões nos comentários!
Facebook Comments