Brasília será a capital mundial do paraciclismo em 2029

Publicado:

A cidade de Brasília foi escolhida para sediar o Mundial de Paraciclismo de Estrada UCI 2029. O anúncio foi feito pela Union Cycliste Internationale (UCI) na última sexta-feira, destacando a importância do evento para a cidade e para o Brasil.

Além de Brasília, o Rio de Janeiro também receberá competições importantes. Em 2028, a cidade será palco do Mundial de Paraciclismo de Pista. E ainda em 2025, entre os dias 16 e 19 de outubro, o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista ocorrerá novamente na Cidade Maravilhosa.

Jamil Suaiden, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), comentou sobre a relevância desses eventos. Ele afirmou que a realização de três campeonatos mundiais em tão pouco tempo demonstra a confiança que a UCI e a Confederação Pan-Americana têm na gestão da CBC. “Esses eventos fortalecerão a imagem do Brasil no cenário internacional e deixarão um legado esportivo e social”, destacou ele.

José Luiz Vasconcellos, secretário-geral da CBC, também se pronunciou. Ele recebeu a chancela dos Mundiais diretamente do presidente da UCI, David Lappartient, e do vice-presidente, José Manuel Peláez. Vasconcellos frisou que este é um marco não só para o paraciclismo, mas para todos os esportes no Brasil.

O anúncio aconteceu durante o congresso da UCI, realizado em Kigali, Ruanda, com a presença de 117 representantes de federações nacionais de cinco continentes. Ao todo, foram definidas as cidades-sede de 13 campeonatos mundiais da UCI em 10 países.

Veja a lista completa:

  • Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor da UCI 2026: Derby (Reino Unido)
  • Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista da UCI 2028: Rio de Janeiro (Brasil)
  • Campeonato Mundial de Pista da UCI 2028: Assunção (Paraguai)
  • Campeonato Mundial de Ciclo-cross da UCI 2029: Província de Treviso (Itália)
  • Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada da UCI 2029: Brasília (Brasil)
  • Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI 2029: Nové M?sto (República Tcheca)
  • Campeonato Mundial Gran Fondo da UCI 2029: Mörbisch am See (Áustria)
  • Campeonato Mundial de Maratona de Mountain Bike da UCI 2030: Selva Val Gardena (Itália)
  • Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI 2030: Durango (EUA)
  • Campeonato Mundial Gran Fondo da UCI 2030: Villars-sur-Ollon (Suíça)
  • Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI 2031: Trentino (Itália)
  • Campeonato Mundial Gran Fondo da UCI 2032: Aalborg (Dinamarca)

Qual a sua opinião sobre Brasília receber esse grande evento? A cidade certamente ganhará visibilidade internacional e potencialmente impulsionará o paraciclismo no Brasil. Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após saída de Sabino, Lula avalia situação de Fufuca e Macêdo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, pediu demissão na última sexta-feira e agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foca na permanência...

Fifa suspende sete jogadores da Malásia por um ano após fraude

Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou a suspensão de sete jogadores da seleção da Malásia, todos envolvidos na vitória de 4 a 0 contra...

Grêmio anuncia renovação do zagueiro Kanneman até 2027. Confira

O Grêmio confirmou nesta sexta-feira (26) a renovação do contrato do zagueiro Walter Kanneman até dezembro de 2027. O jogador, que é um...