Globo encerra afiliação com TV Gazeta de Alagoas sem aviso prévio e surpreende telespectadores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os telespectadores de Alagoas foram surpreendidos com a troca da emissora retransmissora da TV Globo, que ocorreu à meia-noite deste sábado (27). Sem qualquer notificação prévia, a Globo finalizou sua parceria com a TV Gazeta de Alagoas e iniciou a afiliação com a TV Asa Branca. Essa mudança veio após uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

A TV Asa Branca, que até então tinha uma afiliação temporária com o canal Futura desde junho de 2024, interrompeu sua programação educativa às 0h08 para anunciar a nova fase. Em um comunicado, a emissora declarou que estava prestes a “escrever um dos capítulos mais importantes da história da televisão brasileira”, começando com a exibição do “Jornal da Globo”.

Apesar da mudança, a TV Gazeta, pertencente ao grupo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, continuou transmitindo a programação da Globo, fazendo isso simultaneamente com a nova afiliada. No entanto, a Globo reafirmou que a TV Asa Branca é agora sua única retransmissora autorizada no estado.

ENTENDA O CASO
O término do contrato com a TV Gazeta acontece após a decisão de Barroso, que acatou um pedido da Globo e suspendeu uma liminar do Superior Tribunal de Justiça que obrigava a rede a manter a relação com a afiliada. Em sua justificativa, o ministro apontou que manter uma afiliada envolvida em problemas legais compromete a segurança jurídica do setor de radiodifusão. Ele também destacou as implicações econômicas dessa situação e afirmou que o contrato “não deve ser perpetuado por via judicial”.

A TV Gazeta é controlada por um grupo associado a Collor, que atualmente cumpre prisão domiciliar devido a condenações por corrupção e lavagem de dinheiro.

E você, o que pensa sobre essa mudança? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado da bancada da bala propõe porte de arma para pessoas trans

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), da Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como Bancada da Bala, protocolou um projeto de lei para...

Deputada exige carta de Bolsonaro para não deixar o PL

Caroline de Toni, deputada federal pelo estado de Santa Catarina, está inclinada a deixar o Partido Liberal (PL) caso não tenha garantias explícitas...

Funcionário de UPA é condenado por encaixar atendimento para suspeito

Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, no interior de São Paulo, foi condenado a sete anos e seis meses...