Presidente da Colômbia se manifesta após ter visto revogado pelos EUA

Publicado:

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se pronunciar nesta sábado (27/9) após o visto dos Estados Unidos ter sido revogado pelo presidente Donald Trump. A decisão aconteceu enquanto Petro estava em Nova York, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e de um ato em apoio à Palestina.

Em sua conta na rede social X, Petro afirmou: “Cheguei a Bogotá. Não tenho mais visto para viajar para os EUA. Não me importo. Não preciso de visto, mas sim de um ESTA, porque não sou apenas um cidadão colombiano, mas também um cidadão europeu”.

O presidente afirmou ainda que “a humanidade deve ser livre em todo o mundo. Temos o direito humano de viver no planeta. Eu sou livre, e todo ser humano deve ser livre na Terra”.

A revogação do visto de Petro foi anunciada na sexta-feira (26/9) pelo Departamento de Estado dos EUA. De acordo com a declaração, a decisão se baseou nas recentes ações de Petro durante sua estadia em Nova York. “Revogaremos o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”, dizia o comunicado.

Petro fez um apelo aos soldados americanos durante um ato pro-Palestina ao lado do músico Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd. Ele pediu que os militares desobedecessem as ordens do presidente Donald Trump, enfatizando: “Peço a todos os soldados do Exército dos Estados Unidos que não apontem seus fuzis para a humanidade. Desobedeçam a ordem do Trump. Obedeçam a ordem da humanidade”.

A revogação do visto aconteceu logo após Petro ter embarcado em um voo de volta à Colômbia, segundo informações da Caracol Radio.

E você, o que pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários. Queremos saber sua perspectiva!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Basquete: Flamengo, Minas e Franca conhecem seus adversários na BCLA

O sorteio da Basketball Champions League América (BCLA) aconteceu na última sexta-feira, 26 de setembro, na sede da FIBA Américas, em...

Bolsonaro revela arrependimento a Valdemar

O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, seu arrependimento por declarações feitas durante seu governo. Ele reconheceu que...

Eslováquia restringe direitos LGBT+ e desafia lei da União Europeia

O Parlamento eslovaco aprovou recentemente uma emenda constitucional que impõe restrições aos direitos das pessoas LGBT+. A nova norma determina que a legislação...