“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na corrida pelos 95 anos do MEC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste domingo (28), da corrida em comemoração ao aniversário de criação do Ministério da Educação (MEC), realizado em Brasília. A Corrida e Caminhada MEC 95 Anos reuniu cerca de 6 mil pessoas no Distrito Federal.

Durante o evento, Lula enfatizou a importância de ter políticas públicas educacionais robustas para o futuro do país. Ele afirmou: “É através da educação – da creche à universidade e da alfabetização a um curso de engenharia – que vamos tornar o Brasil soberano, para que ninguém mais dê palpite sobre nosso país. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”

A ideia da corrida surgiu de uma consulta interna aos servidores do ministério, que escolheram essa forma de celebrar o aniversário da instituição.

Ao lado de Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou os programas que têm impulsionado as políticas educacionais, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o programa Pée de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O evento esportivo contou com a presença de outros ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o Brasil, dizendo: “Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que possamos avançar, saindo do analfabetismo que encontramos, com 68% da população com o ensino fundamental mal concluído.”

Pelas redes sociais, o presidente reforçou a importância da educação para a soberania brasileira. “Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país!”

O MEC, criado em 1930, inicialmente se chamava Ministério da Educação e Saúde Pública. Desde então, o órgão tem evoluído e expandido suas atribuições, que também incluem políticas públicas relacionadas à saúde, esporte e meio ambiente.

E você, o que acha do papel da educação na construção de um Brasil mais soberano? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF: investigação identificou “múltiplos acessos ilícitos” em sistema da Receita

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou nesta terça-feira (17/2) sobre o vazamento de dados de ministros da Corte e parentes, destacando que...

Casal baleado na Aldeia Cahy é socorrido para UPA de Prado pela Força Nacional e SAMU

Prado, Bahia - na tarde desta segunda-feira, 16, por volta das...

VÍDEO: No Porto de Santos, navio porta-contêineres bate em duas balsas e tripulantes saltam no mar

Um navio porta-contêineres, com bandeira de Singapura, bateu em duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos por volta das 21h30...