“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na corrida pelos 95 anos do MEC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste domingo (28), da corrida em comemoração ao aniversário de criação do Ministério da Educação (MEC), realizado em Brasília. A Corrida e Caminhada MEC 95 Anos reuniu cerca de 6 mil pessoas no Distrito Federal.

Durante o evento, Lula enfatizou a importância de ter políticas públicas educacionais robustas para o futuro do país. Ele afirmou: “É através da educação – da creche à universidade e da alfabetização a um curso de engenharia – que vamos tornar o Brasil soberano, para que ninguém mais dê palpite sobre nosso país. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”

A ideia da corrida surgiu de uma consulta interna aos servidores do ministério, que escolheram essa forma de celebrar o aniversário da instituição.

Ao lado de Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou os programas que têm impulsionado as políticas educacionais, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o programa Pée de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O evento esportivo contou com a presença de outros ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o Brasil, dizendo: “Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que possamos avançar, saindo do analfabetismo que encontramos, com 68% da população com o ensino fundamental mal concluído.”

Pelas redes sociais, o presidente reforçou a importância da educação para a soberania brasileira. “Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país!”

O MEC, criado em 1930, inicialmente se chamava Ministério da Educação e Saúde Pública. Desde então, o órgão tem evoluído e expandido suas atribuições, que também incluem políticas públicas relacionadas à saúde, esporte e meio ambiente.

E você, o que acha do papel da educação na construção de um Brasil mais soberano? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com passaporte irregular

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai,...

Crime em Prado: jovem cadeirante é assassinado com tiros no tórax e na cabeça durante a madrugada

Resumo do caso: Em Prado, Exuclecio da Penha Lima, 28, conhecido como “Calado”, foi assassinado com quatro tiros na...