Búfalos encontrados dentro do Rio Pinheiros vão para haras em Suzano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo paulista transferiu sexta-feira (26/9) uma manada de mais de dez búfalos para um haras em Suzano, na Grande São Paulo. O rebanho foi encontrado nadando no Rio Pinheiros, em Santo Amaro, na zona sul da capital, no último dia 15/9.

Antes de serem transferidos, os animais passaram por análises clínicas, receberam vacinas e vermífugo e foram registrados no sistema de rastreabilidade do estado. A Defesa Agropecuária havia sido notificada pela prefeitura de São Paulo de que os búfalos não haviam cadastro no sistema informatizado de gestão animal e vegetal (Gedave).

bufalos resgatados 6

logo metropoles branca

bufalos resgatados 6

1 de 5

Médicos-veterinários do estado deram vacina e vermífugo aos animais

bufalos resgatados 5

2 de 5

Búfalos haviam fugido de criação na zona sul de São Paulo

bufalos resgatados 4

3 de 5

Búfalos resgatados no Rio Pinheiros

bufalos resgatados 2

4 de 5

Mais de uma dezena de animais eram criados na mesma propriedade

bufalos resgatados

5 de 5

O governo do estado registrou os búfalos em um sistema informatizado de gestão animal

“Imediatamente nossos técnicos realizaram o cadastro dos animais, além de orientarem a proprietária a respeito da necessidade da Guia de Trânsito Animal, a GTA, documento obrigatório para a movimentação de animais que garante a rastreabilidade, ou seja, permite conhecer o local de onde saíram e para onde esses animais irão”, disse o diretor do departamento da Defesa Agropecuária Rogério Junqueira.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai (Republicanos, disse que no haras em Suzano os búfalos irão viver “com todo o bem-estar garantido”.

“Agimos rápido para garantir que esses búfalos fossem bem cuidados e retirados da água, o que poderia prejudicar a saúde do rebanho. Além disso, a equipe da Defesa emitiu toda a documentação necessária para regularizar os animais. Agora, além de estarem seguros e saudáveis, vão viver em um lugar adequado, com todo o bem-estar garantido”, garantiu o secretário.

Leia também

Segundo a Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae), responsável pelo controle do Rio Pinheiros, os animais que estavam nadando no rio são criados por moradores próximos das imediações e que são frequentes os episódios em que eles são vistos nas águas.

O órgão também informou que os búfalos não têm permissão para circular livremente nas margens e que a Prefeitura de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) foram acionadas. “Além das notificações, a companhia também registrou boletim de ocorrência.”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jota.pê, CCPX, Dia do Samba e mais: o que fazer em SP no fim de semana

Neste fim de semana São Paulo oferece uma agenda cultural diversificada. Do forró do Beabá do Sertão aos destaques da CCXP, passando por...

Carlinhos Brown é confirmado em show de Simone na Concha Acústica

O show da cantora Simone, no próximo domingo (7), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, terá Carlinhos Brown como participação especial. O...

Imagem de idoso em lixão de Ipirá expõe descaso ambiental na Bahia; quase 70% de cidades convivem com descarte irregular

Uma imagem chamou a atenção nos últimos dias: um idoso aparece em um lixão em Ipirá, na Bacia do Jacuípe. O vídeo, gravado...